Notícias

Agentes de endemias iniciam Levantamento sobre Aedes aegypti

Publicada em 22/11/2021, às 12h30 | Atualizada em 22/11/2021, às 13h09

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Mutirão de combate ao Aedes Aegypti

A partir desta segunda (22), os agentes de combate às endemias (ACE) de Vitória iniciarão um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Para isso, eles visitam imóveis em vários bairros a fim de identificar possíveis focos do mosquito.

Caso as equipes identifiquem focos do Aedes aegypti, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) fará ações estratégicas de combate ao mosquito nas regiões indicadas, como aplicação de UBV pesado (fumacê) e intensificação da inspeções. 

Monitoramento:

O resultado do LIRAa apresenta a situação de risco dos bairros, divididos em 13 estratos, com os principais criadouros encontrados. Desta forma, é possível direcionar ações específicas para obtenção de  um controle mais eficaz dos mosquitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os parâmetros para classificação quanto ao risco de transmissão de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) pelo Aedes aegypti são: 

Baixo: índice menor que 1%,

Médio: índice de 1% a 3,99%;

Alto:  índice acima de 3,99%

Checklist

Os moradores devem ficar atentos e podem realizar o ações para combater os mosquitos, escolhendo uma ação a ser realizada semanalmente em sua residência. As formas de combate podem ser consultadas neste checklist.


Voltar ao topo da página