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Agendamento online: mais senhas para Carteira de Identidade na Casa do Cidadão

Publicada em

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV SECOM
Carteira de Identidade
Munícipes podem fazer agendamento online para retirar a Carteira de Identidade na Casa do Cidadão

O agendamento online para emissão de Carteira de Identidade na Casa do Cidadão vai ganhar mais agilidade. A Prefeitura de Vitória firmou um convênio com a Polícia Civil para ampliar o número de vagas para a emissão do documento. Atualmente, são 35 vagas por dia e, com o acordo, serão 70.

Como a demanda pelo documento é grande, a Prefeitura de Vitória tomou a iniciativa de procurar a Polícia Civil, órgão responsável pela quantidade de atendimentos, para garantir mais rapidez no agendamento. Para isso, vai disponibilizar uma equipe de servidores para trabalhar em conjunto com os peritos que preparam a confecção do documento.

O processo de seleção dos servidores para o trabalho está em fase final. Em seguida, eles começam a fazer o treinamento na Polícia Civil. A expectativa é que a ampliação do serviço aconteça o mais rápido possível. 

Acordo

A secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, reforça que a Polícia Civil é a responsável pela quantidade de vagas, já que o trabalho de identificação é todo feito pelos peritos do órgão.

"Diante da grande demanda para a emissão do documento, nós fizemos esse acordo para reduzir o tempo de espera e, assim, poder atender melhor a população de Vitória", disse.

Agendamento

Os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias.

Caso o cidadão tenha alguma dúvida ou dificuldade, a orientação é entrar em contato no telefone 3137-9130 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, em Itararé.

O serviço de agendamento fica online a partir das 13 horas e encerra assim que o limite de senhas é atingido.

Para fazer o agendamento, basta acessar o endereço eletrônico, preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a lei federal 12.687/2012. No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada Estado.