Testes vocacionais auxiliam adolescentes na descoberta de suas potencialidades e o autoconhecimento para possíveis escolhas profissionais.
Os adolescentes que participam de atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Resistência, tiveram a oportunidade de passar por testes vocacionais. A proposta foi auxiliar os adolescentes na descoberta de suas potencialidades e o autoconhecimento para possíveis escolhas profissionais. A iniciativa conta com a parceria da Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) e de estudantes de psicologia da Faculdade Unisales.
Os adolescentes participaram de oficinas com dinâmicas das profissões, onde produziram desenhos ou textos relacionados à profissão dos sonhos. O grupo organizou uma "capsula do tempo" imaginando como se viam daqui a dez anos.
Foto Divulgação
Testes vocacionais auxiliam adolescentes na descoberta de suas potencialidades e o autoconhecimento para possíveis escolhas profissionais.
A adolescente Sara Pereira, de 16 anos, foi uma delas. Na avaliação da adolescente, participar do processo foi muito importante. "Não imaginava tantas boas possibilidades para o meu futuro. Os encontros alertaram que é preciso, desde agora, me esforçar e me dedicar, principalmente nos estudos, para chegar onde quero", comentou Sara.
Depois de participar dos encontros, a adolescente Dyandra Molulo, 14, também disse acreditar que a melhoria no nível de escolaridade é a melhor opção para a construção de um futuro mais promissor. Ela contou que estava ansiosa para sua primeira oportunidade de estágio. "Entendi melhor que o foco tem que ser nos estudos. E que é normal ao longo da vida surgir oportunidades e, que a gente pode ter mudanças de ideia", disse ela, demonstrando alívio com a descoberta.
A técnica de referência do SCFV, Mara Marçal, disse que foram nítidas as expressões de alívio quanto às descobertas de possibilidades futuras, a sensação dos adolescentes de maior confiança e, principalmente, a importância de estudar, planejar, sonhar para concretizarem ao longo da vida.
Foto Divulgação
Testes vocacionais auxiliam adolescentes na descoberta de suas potencialidades e o autoconhecimento para possíveis escolhas profissionais.
Para a coordenadora da UIP, Beatriz Souza Oliveira, poder contar com a parceria dos estudantes da Unisales no desenvolvimento desse projeto foi importante para ampliar as possibilidades para que os adolescentes tenham mais chances de sucesso e de serem felizes nas suas escolhas.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, disse acreditar que o projeto orienta a perspectiva de futuro dos adolescentes e avalia gostos, habilidades em rumo a um mesmo horizonte.
"Saber que os trabalhadores da Assistência Social estão comprometidos e incansáveis para que nossos adolescentes consigam expressar e/ou deixar fluir os verdadeiros talentos, evitando que escolha uma profissão devido a algum tipo de influência externa nos enche de orgulho. Isso reflete nas relações familiares e, principalmente, para o fortalecimento dos vínculos", disse a secretária.