Notícias

Ação de Educação para o Trânsito marca o Maio Amarelo com mais de 2 mil abordagens em dois dias

Publicada em 21/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 21/05/2025, às 14h43

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Foto Divulgação
Ação de educação para o trânsito da Setran
Ação de educação para o trânsito da Setran. (ampliar)

A campanha Maio Amarelo, que este ano traz o tema "Desacelere, seu bem maior é a vida", ganhou ainda mais destaque, na manhã desta quarta-feira (21), com mais uma ação de educação para o trânsito, realizada em vários pontos da capital capixaba.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), alcançou mais de 2 mil pessoas em dois dias de atividades. O objetivo central é alertar a população sobre a importância da prevenção e da segurança no trânsito.

Na manhã desta quarta-feira (21), o trabalho foi intensificado e abrangeu 11 bairros de Vitória, totalizando 1.772 abordagens. As localidades contempladas foram: Enseada do Sua (72 abordagens), Goiabeiras (80), Itararé (80), Bonfim (60), Bairro República (80), Ilha do Príncipe (100), Maruípe (60), Praia do Sua (90), Reta da Penha (500), Santa Helena (50) e Monumento Italiano (600), na Praia do Canto.

Foto Divulgação
Ação de educação para o trânsito da Setran
Ação de educação para o trânsito da Setran. (ampliar)

Material informativo

Na terça-feira (20), a ação ocorreu na Avenida Nossa Senhora Penha, onde foram realizadas 500 abordagens aos motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas com distribuição de folhetos educativos e materiais sobre segurança viária.

A ação contou com a distribuição de materiais informativos sobre as principais normas de trânsito, além de utilitários com a temática da segurança viária. O trabalho foi realizado por equipes de educação da Setran que orientaram a população de forma direta e interativa com uso de material de apoio.

A gerente de Educação para o Trânsito da Setran, Teresa Maria da Silva, destacou o grande interesse da população em compreender a relevância da ação no trabalho planejado de corpo a corpo dos técnicos do órgão. O objetivo é que aproximadamente 8 mil pessoas sejam abordadas até o final do mês.

"É muito gratificante ver a participação ativa das pessoas. Muitas estavam curiosas para saber mais sobre como pequenas atitudes podem salvar vidas no trânsito. Nossa missão é fazer com que as pessoas realmente entendam o impacto de suas ações no dia a dia e se sensibilizem quanto as tragédias que ocorrem diariamente no trânsito das cidades", afirmou.

Segundo o Secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, as atividades do Maio Amarelo são fundamentais para reforçar a importância de respeitar as leis de trânsito, além da necessidade de tranquilidade e paciência de todos ao transitar nas cidades.

"Cada abordagem, cada folheto distribuído é uma semente que plantamos para transformar a maneira como as pessoas se comportam nas ruas. A segurança no trânsito não é responsabilidade apenas do poder público, mas de todos nós a cada minuto que estamos no trânsito, algo rotineiro para todos. Quanto mais cedo começarmos a educar, mais vidas conseguiremos salvar", ressaltou o secretário.

Foto Divulgação
Ação de educação para o trânsito da Setran
Ação de educação para o trânsito da Setran. (ampliar)

Corrida

Outros pontos que deverão receber as ações da Setran nas ações até o final de maio, sempre a partir das 7h30, serão o teatro do Sesc Glória, no Centro, nesta quinta-feira (22) e a Avenida Maruípe (Supermercado BH), nesta sexta-feira (23).

Já domingo (25), às 6h30, a equipe da Setran estará na Corrida do Sindicato dos Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito do Espírito Santo (Sigmates). Na segunda-feira, dia 26, no Supermercados Carone, na avenida Leitão da Silva e, dia 27, na sede da PMV, em Bento Ferreira. Dia 28 de maio, na Praça de Goiabeiras e, nesta quinta-feira (29), no Hortomercado, na Enseada do Suá. Por fim, em Jardim Camburi (antigo hotel Porto do Sol).

Sensibilização

O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização sobre segurança no trânsito, que ocorre anualmente durante o mês de maio. Este ano, com o slogan Desacelere, seu bem maior é a vida, a iniciativa visa chamar a atenção da população para o impacto das atitudes cotidianas no trânsito e a importância de atitudes responsáveis para prevenir acidentes.

A ação de educação para o trânsito em Vitória é um exemplo de como o município tem se empenhado na criação de um trânsito mais seguro para todos, valorizando o respeito à vida e à convivência harmoniosa entre motoristas, pedestres e ciclistas.


Voltar ao topo da página