Ação conscientiza pedestres e ciclistas acerca da utilização de ciclovias
Publicada em
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
Yuri Barichivich
Pedestres receberam orientações sobre a boa convivência nas calçadas e ciclovias
Yuri Barichivich
Ação de conscientização aconteceu na ciclovia que liga Camburi à praça dos Namorados
Com o objetivo de promover uma convivência saudável, que possa satisfazer ciclistas e pedestres, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), realizou neste domingo (18) mais uma ação de conscientização acerca do uso correto das calçadas, ciclovias e ciclofaixas da capital.
Quem aprovou a iniciativa foi o casal de médicos Maria Oliete Perini Guerra e Alvino Guerra. Todos os dias, eles caminham pela orla de Camburi no espaço destinado aos pedestres.
“Nós temos o costume de caminhar sempre, mesmo que em viagem. E por isso mesmo conhecemos várias cidades que já têm tradição na convivência entre ciclistas e pedestres. Em Vitória, as pessoas ainda estão se acostumando a utilizar esses espaços. Certamente, as abordagens realizadas durante a ação irão contribuir para a harmonia entre as pessoas que querem se exercitar", disse a dermatologista Maria Oliete.
"Educar é a palavra-chave. A cidade está evoluindo cada vez mais, e as pessoas evoluem junto. Respeito, solidariedade, direitos e deveres também cabem na calçada e na ciclofaixa. Esta ação de conscientização é de extrema relevância para todos", avaliou o cirurgião Alvino Guerra.
Esta é a segunda vez que a ação é realizada na nova ciclovia que liga Camburi à Praça dos Namorados. "Desde a última intervenção, notamos uma melhora significativa por parte de quem utiliza as vias. É cada vez maior o número de pessoas utilizando os espaços corretamente", informou a coordenadora de Atividades Especiais da Gerência de Educação para o Trânsito da Setran, Sônia Mozelli.
Confira algumas orientações:
O ciclista deve obedecer a sinalização e pedalar no espaço reservado a ele, identificado com uma pintura vermelha no chão.
O ciclista ainda tem à sua disposição a ciclofaixa de domingo, sinalizada com cones.
A sinalização com cones aos domingos serve para separar a ciclofaixa do trânsito de carros na via. É um item de segurança. E por esta mesma razão ciclistas não devem fazer zigue-zague no equipamento.
Da mesma forma, pedestres não devem caminhar nas ciclovias e ciclofaixa, pois são espaços destinados a quem está pedalando. A medida serve para evitar colisões.
Ônibus utilizam os mesmos pontos de parada habituais, mas não entram na ciclofaixa. Portanto, passageiros devem ficar atentos ao trânsito de bicicletas ao descer do coletivo.