Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória tem programação especial no mês de Luta da População em Situação de Rua

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semas
Equipes da Abordagem Social em ação pelo Dia de Luta da População de Rua

Agosto chegou e, com ele, uma programação intensa para a levar cidadania e serviços gratuitos à população em situação de rua na cidade de Vitória. Este mês é marcado pelo Dia de Luta da População em Situação de Rua (PSR), celebrado em 19 de agosto, uma data para relembrar as vítimas do Massacre da Sé, ocorrido em 2004, e para reafirmar a luta por direitos e cidadania delas.

Na lista de serviços estão acesso a documentação civil, vagas para cursos profissionalizantes, vagas de trabalho; acesso a orientação jurídica no âmbito jurídico com a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES); oferta de serviços de saúde; cadastramento/atualização de informações no Cadastro Único para acesso a benefícios de transferência de renda.

Além de orientações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), orientação social, bem como exposição de produções da "Lojinha POP"; atividades culturais e de lazer; e orientações para garantia do bem-estar do animal dos tutores em situação de rua.  

A programação conta com a Caminhada: Rua Visível ou Invisível, que ocorre no próximo dia 12 de agosto, a partir das 9 horas. A concentração será em frente ao Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro pop) Centro, de onde sairão em direção à Praça Costa Pereira. Neste local, seram realizadas apresentações culturais, "Microfone Aberto" e abraço à praça. 

A coordenadora do Serviço de Abordagem Social (Seas) de Vitória, Luciana Gatti, adiantou que a  caminhada vai ter alas temáticas, cada uma representando um eixo de necessidades da pessoa em situação de rua, de acordo com o Plano Nacional Ruas Visíveis.

A gerente da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Fabíola Calazans, enfatizou que este é o mês da grande mobilização e conscientização sobre a realidade e as necessidades dessa população. "Estamos buscando promover políticas públicas que garantam moradia digna, trabalho, acesso à saúde e outros direitos fundamentais para esta população", disse ela.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, frisou que o problema das pessoas em situação de rua é de toda a sociedade, que junta pode atuar para que essa população supere esta condição. "Queremos chamar atenção da sociedade para esta temática, para a urgência em discutir e implementar políticas públicas eficazes para essa população. Queremos conscientizar a todos sobre os desafios enfrentados e atuar na promoção da garantia dos direitos fundamentas dessa população", afirmou. 

Confira a programação:

Caminhada: "Rua Visível ou Invisível"

Data: 12/08/2025
Horário: 8h30 - Concentração em frente ao Centro pop centro - Av. Dário Lourenço de Souza, 366 - Santo Antônio, Vitória / 09h - Início da Caminhada

Projeto Ruas 

Data: 14/08
Horário: 18h30
Local: Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) Bento Ferreira - Av. Carlos Moreira Lima, 451 - Bento Ferreira, Vitória.

Café com Parceiros

Data: 15 de agosto de 2025 - sexta-feira
Horário: 14 às 17h
Local: Sala do Observatório do Palácio Municipal - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira, Vitória.

Ação de Sensibilização e Atividades para as pessoas em situação de rua

Data: 19/08
Horário: Das 8 às 12 horas
Local: Casa do Cidadão - Av. Maruípe, 2544 - Itararé, Vitória. 

Mutirão de serviços

Data: 19 de agosto
Horário: Das 8 às 12 horas 
Local: Casa do Cidadão - Av. Maruípe, 2544 - Itararé, Vitória. 

Neste dia, haverá espaço com múltiplas ofertas de serviços públicos para PSR, inclusive encaminhamentos ao mercado de trabalho.

Exposição "Vê não-vendo: Ruas Visíveis". 

Data: 19 de agosto
Horário: Das 8 às 12 horas
Local: Casa do Cidadão - Av. Maruípe, 2544 - Itararé, Vitória. 

Diálogos com trabalhodores "Ruas Visíveis ou Invisíveis: a Integralidade dos Serviços no Cuidado a Pessoa em Situação de Rua"

Data: 28/08
Horário: 13 horas.
Local: Auditório da PMV - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira, Vitória.