Notícias

Vitória promove acolhimento para novos residentes da rede de saúde

Publicada em 11/03/2024, às 18h10 | Atualizada em 11/03/2024, às 18h10

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

André Sobral
Cerimônia de Abertura do Programa de Residência Médica
Cerimônia de Abertura do Programa de Residência Médica 2024 de Vitória. (ampliar)
André Sobral
Cerimônia de Abertura do Programa de Residência Médica
Olívia Toledo, nova residente da capital, enumera como destaques de Vitória o programa de saúde bucal, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), as Práticas Integrativas e a Casa Rosa. (ampliar)

Nesta segunda (11), a Escola Técnica de Saúde e Formação Profissional de Saúde de Vitória (ETSUS) acolheu os novos residentes da área da saúde que atuarão em equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) a partir de 2024.

Na ocasião, a subsecretária de Atenção à Saúde de Vitória, Arlete Frank Dutra, destacou o quanto a parceria entre a rede de saúde da capital e as instituições de ensino se complementam para formar profissionais de excelência. "O trabalho em saúde é um movimento contínuo, que precisa se adaptar e se organizar diante das demandas, como agora estamos nos adaptando à epidemia da dengue. A partir de agora, vocês, residentes, estarão conosco nessa responsabilidade, nessa entrega que é o trabalho no SUS, um espaço de formação profissional que nos ensina todos os dias a servir e a prestar assistência ao munícipe", afirmou. 

Ao todo, 60 profissionais farão especializações e atuarão nas unidades básicas de saúde da capital por meio dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos, Residência Multiprofissional em Saúde com Áreas de Concentração em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Residência Médica de Psiquiatria, de Pediatria, de Clínica Médica, de Medicina de Família e Comunidade e pelo Programa de Residência e Medicina de Família e Comunidade do município de Vitória.

Na solenidade, uma das residentes homenageadas foi Júlia Alcantara Emerick que concluiu sua Residência em Medicina de Família e Comunidade do município de Vitória. Para ela, a atuação no SUS contribui tanto para o aprimoramento profissional e técnico quanto para o enriquecimento humano. "A preceptoria nas unidades básicas de saúde sempre foi excepcional, em relação à disponibilidade, discutindo os casos, nos enriquecendo de maneira conteúdista e em todos os outros aspectos, tanto como profissional da saúde, mas também como ser humano. E a coordenação também sempre foi muito solícita para ajudar todo o percurso, acolhendo, entendendo as necessidades de cada um", declarou Júlia.

Todas essas qualidades vêm chamando a atenção de mais profissionais para o curso de Residência em Vitória, como é o caso da médica Olívia Toledo, que enumera como destaques de Vitória o programa de saúde bucal, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), as Práticas Integrativas e a Casa Rosa "Estou com boas expectativas para conhecer a comunidade, a equipe, poder ajudar e aprender com todos", disse.

As residências terão duração de dois anos e acontecerão em unidades que atendem tanto as necessidades dos territórios quanto as necessidades dos residentes.

André Sobral
Cerimônia de Abertura do Programa de Residência Médica
Uma das residentes homenageadas foi Júlia Alcantara Emerick que concluiu sua Residência em Medicina de Família e Comunidade do município de Vitória. (ampliar)
André Sobral
Cerimônia de Abertura do Programa de Residência Médica
A subsecretária de Atenção à Saúde de Vitória, Arlete Frank Dutra, destacou o quanto a parceria entre a rede de saúde da capital e as instituições de ensino se complementam para formar profissionais. (ampliar)

Voltar ao topo da página