Imprensa
Vitória celebra o Dia Nacional da Saúde com avanços na atenção à população da capital
Publicada em | Atualizada em
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Neste 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, Vitória tem muitos motivos para comemorar. Com investimentos estratégicos, inovação tecnológica e o compromisso com o cuidado integral das pessoas, a capital capixaba foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor saúde pública do Brasil, liderando o ranking nacional no eixo Saúde.
A excelência dos serviços oferecidos se reflete em diversas frentes: da ampliação da oferta de consultas e exames especializados à valorização dos profissionais, passando pela modernização das unidades de saúde e a criação de serviços pioneiros, como a Casa Rosa, voltada ao acolhimento de mulheres e famílias vítimas de violência.
Entre os destaques, está a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória, uma estrutura moderna e sustentável, com capacidade triplicada de atendimento e funcionamento 24 horas.
Especializados
Nos últimos quatro anos, mais de 1,5 milhão de consultas e exames especializados foram ofertados, incluindo procedimentos de alta complexidade como ressonância magnética, tomografia e densitometria óssea. Para os próximos 3 anos, a previsão é de ofertar 3 milhões de procedimentos especializados.
A gestão também reduziu drasticamente as filas de espera, zerando a demanda por exames como mamografia, fisioterapia, tomografia e otorrino.
Saúde Escolar
Outro marco importante foi alcançado na saúde escolar: a fila de espera por consultas oftalmológicas para estudantes da rede municipal foi completamente zerada. Por meio do programa Olhar Vitória, foram realizados mais de 60 mil exames de acuidade visual nas escolas e quase 3 mil óculos foram entregues.
"A nossa prioridade é cuidar das pessoas. Estamos atuando cada vez mais na ampliação do acesso da população aos serviços de saúde, com atendimento humanizado e garantindo qualidade de vida," frisou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Saúde tá On
Para facilitar o acesso aos serviços, foi implantado o programa Saúde Tá On, que permite ao cidadão escolher dia e horário para atendimento, com agendamento e confirmação via WhatsApp. Até agora, mais de 100 mil agendamentos personalizados foram realizados, reduzindo o índice de faltas e agilizando o atendimento.
Vitória também vem se destacando no uso da tecnologia como aliada da saúde. Foram investidos mais de R$ 50 milhões na informatização da rede, com substituição de computadores, aquisição de tablets para agentes de saúde, drones com visão térmica para combate ao Aedes aegypti e a criação do Painel de Medicamentos, que permite à população acompanhar em tempo real a disponibilidade de remédios nas 29 unidades de saúde. A cidade mantém um índice de abastecimento de 98%, superando a média recomendada pela OMS.
Além disso, foram instalados totens de autoatendimento nas unidades, por meio do programa Facilita Vix, para agilizar marcações de exames, vacinas e consultas.
Sou da Ilha
Na área da saúde da mulher, o programa Sou da Ilha incentiva o pré-natal adequado com a entrega de kits maternidade para gestantes acompanhadas nas unidades de saúde. Já o Ambulatório da Dor Crônica, outro serviço inédito, oferece assistência multidisciplinar a pacientes com fibromialgia e artrose, com sessões regulares de fisioterapia, psicologia e avaliação médica.
O município ampliou o horário de atendimento das Unidades de Saúde de Conquista, Jardim Camburi, Maria Ortiz, Maruípe, Praia do Suá e Santo Antônio, que passaram a funcionar aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h, assim como a extensão do horário de funcionamento até às 22h, nos dias de semana, das UBS Jardim Camburi e Maruípe.
Outro destaque foi a ampliação do número de leitos nos prontos atendimentos, que passou de 21 leitos para 34 leitos, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera para os pacientes.
Obras
Para expandir o acesso aos serviços de saúde preventiva e de atenção básica, garantindo que mais moradores tenham acesso a cuidados médicos próximos de suas residências, estão em andamento as obras de construção da primeira UPA de Vitória, das Unidades de Saúde de Santo Antônio, Grande Vitória, Bairro República, duplicação da Unidade de Saúde de Jardim Camburi e do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI), em Ilha de Santa Maria.
Em breve, terão início as obras de duas novas UBS nos bairros Consolação e Forte São João, além do Caps Infantil.
