Notícias
Vitória celebra aprovação de alunos da rede municipal no Ifes
Publicada em 09/01/2025, às 21h20 | Atualizada em 09/01/2025, às 21h20
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O auditório da Prefeitura de Vitória foi palco de emoção, alegria e muito orgulho de pais, professores e diretores de alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma linda cerimônia reconheceu aos 208 alunos da rede que conquistaram a aprovação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para o ano de 2025, sendo 119 estudantes do 9° ano e 89 da EJA.
O evento reuniu os estudantes aprovados, familiares e educadores para celebrar a conquista e destacar a importância da educação como instrumento de transformação social na cidade de Vitória. A cerimônia contou com a entrega de certificados aos estudantes aprovados, que foram ovacionados pela plateia.
Estiveram presentes o prefeito Lorenzo Pazolini, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, além de diretores e coordenadores das escolas municipais envolvidas. O prefeito destacou o papel fundamental da educação pública de qualidade na construção do futuro dos estudantes.
"São 208 alunos da rede municipal de educação que estarão no Ifes, e continuarão representando o nosso município com a convicção de que a educação pública de qualidade transforma vidas. São estudantes de todas as regiões de Vitória, o que mostra a excelência da educação em todos os territórios da cidade. Isso mostra que nós acreditamos nessa política pública transformadora", disse.
A secretária Juliana Rohsner ressaltou a transformação social promovida pelo trabalho realizado na rede municipal de ensino. "Esses estudantes conquistaram algo que durante muito tempo era inimaginável para a nossa geração de escola pública. A gente via alunos de escola particular entrando para o Ifes, mas quem estudava na escola pública não tinha esse pertencimento. Olha o que nós estamos transformando enquanto sociedade com essas aprovações. Esse evento mostra que a gente oferta uma educação pública de qualidade. Isso é resultado de muita união, empenho e trabalho de toda a nossa comunidade escolar", destacou.
Para muitos estudantes, a aprovação no Ifes representa não apenas um marco acadêmico, mas também uma oportunidade de mudar suas trajetórias de vida. Samara Vitória, aluna da Emef Otto Ewald, localizada no bairro Itararé, falou sobre a importância do Pré-Ifes para sua aprovação. "O curso preparativo da Prefeitura ajudou bastante. Achei que seria super difícil, mas quando chegou a prova fiquei bem tranquila. Quando vi o meu nome entre os aprovados, fiquei muito feliz. Foi um esforço meu, da escola e de toda a família em conjunto", disse.
Pais e responsáveis também compartilharam a emoção do momento. Élida de Jesus Oliveira Gomes, mãe de Samara, falou sobre a conquista da filha. "A gente que mora em favela, ouve que favelado não tem futuro e não consegue. Eu estou muito feliz por ver minha filha com uma vaga no Ifes. Com muito estudo, em dias de pressões e choro, ela conseguiu", comemorou.
Transformação de vidas pela EJA
A aprovação no Ifes também transformou a vida do estudante da Educação de Jovens e Adultos, Jocemar Honorato da Costa, de 53 anos. Ele, que precisou sair da escola para trabalhar ainda muito jovem, e depois teve problemas com a bebida, viu a oportunidade de retomar os estudos e agora fará o curso de Metalurgia no Ifes.
"Não foi fácil, mas consegui chegar. Pra mim é uma conquista muito grande. Hoje, e sou inspetor de mármore e granito, mas quero aprender uma coisa nova. Enquanto há fôlego, há vida. Eu tenho 53 anos, mas ainda tenho muito o que aprender", destacou.