Vias de Vitória terão mais 40 agentes de trânsito no horário de pico noturno
Publicada em
Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi
Yuri Barichivich
Novos agentes de trânsito da capital vão atuar no horário de pico noturno
Para ajudar os moradores da Grande Vitória a voltar para casa com menos estresse e engarrafamentos, a Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito (Goft), da Guarda Civil Municipal de Vitória, vai incluir mais 40 agentes de trânsito nos principais corredores da capital a partir das 17 horas, horário em que o trânsito já se aproxima do seu nível máximo. Os agentes estarão nos cruzamentos mais complexos a partir da segunda quinzena de dezembro.
A iniciativa pretende evitar que os cruzamentos mais importantes sejam fechados e congestionem as vias de acesso, que podem engarrafar outras áreas, causando um efeito dominó. Outro importante trabalho dos agentes é a liberação do fluxo de veículos, mesmo quando o semáforo encontra-se fechado. Essa análise do trânsito é feita no local pelo agente, que percebe quando pode sobrepor a sinalização e utilizar os gestos para liberar os carros, diminuindo o congestionamento.
O acréscimo no número de agentes nas ruas será possível por conta do último concurso realizado para a Guarda Civil Municipal. Ao todo, a instituição receberá, em novembro, mais 47 agentes de trânsito. A quantidade de guardas disponíveis para o horário de pico noturno só não foi maior por conta dos sete agentes que estudam em faculdades e comprovaram ter conflito de turno com o trabalho nesse período.
"Por força de lei, esses novos agentes que estudam têm o direito de permanecer no horário de seus cursos. Se não fosse por isso, incluiríamos todos os concursados no horário de pico noturno, que hoje é a nossa maior prioridade. Nosso compromisso com o morador de Vitória é ajudar na fluidez do trânsito e dar mais conforto para o motorista, que hoje sofre com a grande quantidade de veículos nas ruas", informou o gerente de Trânsito da Guarda Civil Municipal, Marcelo Perozini.
Yuri Barichivich
Agentes contribuirão para a fluidez do trânsito nos principais cruzamentos da cidade
Antes de irem para as principais vias, porém, os agentes passarão 45 dias em treinamento informal com os guardas mais experientes. "O objetivo é dar experiência para o recém-chegado. No curso de formação, eles aprendem toda a parte teórica, mas a prática diária revela inúmeras situações diferentes e que exigem um mínimo de prática. O agente precisará orientar motoristas envolvidos em acidentes, acalmar ânimos e ter jogo de cintura para enfrentar a rotina puxada do agente de trânsito", disse o gerente.
De acordo com Perozini, a Gerência de Trânsito ainda estuda quais serão os cruzamentos atendidos pelos novos agentes de trânsito, mas adiantou alguns dos pontos que deverão ser contemplados devido ao grande número de veículos em circulação e dos conflitos causados pelos motoristas.
Principais pontos que deverão ser atendidos:
Av. Vitória x Av. Paulino Müller;
Av. Leitão da Silva x Av. Cesar Hilal;
Av. Américo Buaiz x Av. Saturnino de Brito;
Av. Nossa Senhora dos Navegantes x R. Clóvis Machado;