Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Terceira etapa da reurbanização da praça Costa Pereira é iniciada

Publicada em | Atualizada em

Por Danielly Campos, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques


As obras de reurbanização da praça Costa Pereira e entorno foram retomadas nesta semana. Os trabalhos serão realizados no trecho que compreende a papelaria Castorino Santana e o Theatro Carlos Gomes, no Centro. Além da reforma da calçada, toda a rede de concessionárias de energia e telefonia vão para o subterrâneo. Sem contar que, durante as intervenções, também será feita a rede de esgoto, dentro do Programa Águas Limpas.

De acordo com o responsável pela obra e engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Nelson Patrício, a reforma desse trecho deve durar cerca de três meses. "A ideia é fazer tudo agora para depois não ter que abrir a calçada de novo", explicou.

As intervenções, em frente ao Theatro Carlos Gomes, vão ser realizadas em novembro, mês em que ele estará fechado para reforma. Assim, os trabalhos não vão atrapalhar o deslocamento de quem costuma assistir às peças no local.

A obra integra a terceira etapa da reurbanização do entorno da praça Costa Pereira. A praça e a rua em frente ao Cartório Sarlo constituíram a primeira etapa. Também foi concluída a segunda fase, que compreende a rua Barão de Itapemirim, inaugurada neste mês pelo prefeito João Coser.

Sedec / Divulgação
perspectiva artística da praça Costa Pereira
Toda a fiação de concessionárias de energia e telefonia vão para o subterrâneo
Sedec / Divulgação
perspectiva artística da praça Costa Pereira
Durante as intervenções, também será feita toda a rede de esgoto e reforma das calçadas

Trânsito

Em um primeiro momento, não será necessário fazer intervenções no trânsito para reformar a calçada. No entanto, nos dias 10, 11 e 12 deste mês (sábado, domingo e segunda, feriado de Nossa Senhora Aparecida), será retirado o asfalto em volta da praça. De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, nesses dois dias serão necessárias mudanças viárias.

"Estamos estudando a melhor forma de executar a obra para causar menos impacto. Assim que concluirmos o planejamento da circulação viária, faremos a divulgação", afirmou Frizzera.

A recuperação da pavimentação original em paralelepípedos prevista para toda a praça leva à redução da velocidade de veículos, permitindo a percepção do sítio histórico e privilegiando a travessia segura dos pedestres, com consequente ordenamento do tráfego.

A praça Costa Pereira é um dos mais importantes espaços históricos do Centro. Com essa intervenção, a Prefeitura põe em prática o Projeto de Mobilidade Urbana para o Centro da Cidade de Vitória. O investimento em toda obra é de R$ 900 mil.