Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Saúde mental: acolhidas do Abrigo 3 participam de bate-papo no Pedra da Cebola

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Parque Pedra da Cebola

No mês de conscientização sobre a saúde mental, as acolhidas do Abrigo Institucional 3 foram ao Parque da Pedra da Cebola, na Mata da Praia, dessa vez com um objetivo bem diferente: refletir sobre o tema e espalhar conhecimento. Por lá, teve distribuição de panfletos informativos em alusão ao janeiro branco - cor referência à saúde mental.

Após a panfletagem alertando sobre a importância do cuidado com a saúde mental, as acolhidas participaram de uma dinâmica promovida pela psicóloga do Abrigo, Ursula Souza Campanaro, com a participação da educadora social Carla Letícia Santos, e da auxiliar de serviços gerais, Maria da Conceição Moreira. 

"O foco da dinâmica foi falar sobre nossas emoções, pensamentos, sentimentos e principalmente saber identificar quando estamos bem ou não. E no espaço em que trabalhamos é necessário que todos estejam saudáveis e empenhados em promover as seguranças afiançadas no Suas. Isso só reforça a importância das atividades multiprofissionais", contou a psicóloga. 

A fala da psicóloga encontra respaldo nas palavras da acolhida Andreia Almeida Passos. Ao final da dinâmica, ela disse: "não tem como ficar triste aqui (referindo-se ao Parque Pedra da Cebola). Por mim, fico aqui até anoitecer". A usuária Ana Paula Nascimento Rocha, revelou que fica triste sempre quando as pessoas a chamam de aleijada e incapaz. 

A psicóloga enfatizou que promover saúde mental, inclui também lutar diariamente por inclusão, garantia de direitos, equidade e o fim do preconceito. A gerente de Proteção Especial de Alta Complexidade, Anacyrema Silva, acrescentou que é preciso pensar na saúde mental como forma de redução das desigualdades, promoção da melhoria da qualidade de vida da população, em especial, as mais vulneráveis. 

A secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, destacou que estudos científicos recentes confirmam que o contato com a natureza traz benefícios significativos para a saúde, tanto física quanto mental. "Proporcionar os passeios as nossas acolhidas é dar a elas uma oportunidade de convivência, fortalecimento de vínculos comunitários e, principalmente, de pertencimento", destacou.

O Abrigo 3 atende 15 mulheres em situação de rua, e que apresentam diagnóstico de transtornos mentais e/ou deficiências.