Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Reforma em Hospedagem Noturna amplia atendimento a pessoas em situação de rua

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
ANUNCIO DE NOVAS VAGAS NO ABRIGO NOTURNO
Apresentação de beatbox fez parte da comemoração pela reforma da Hospedagem Noturna

Ter um lugar para dormir com tranquilidade e segurança parece algo simples. Mas, para quem não tem condições financeiras nem parentes próximos ou moradia, é uma necessidade vital. Justamente para atender a essa parcela da população de Vitória, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reformou e ampliou a Hospedagem Noturna, criando mais oito vagas no local.

A unidade de serviço, que oferece abrigamento provisório a pessoas em situação de rua, foi totalmente reformada. Novos equipamentos, como ventiladores, foram adquiridos, portas e janelas foram trocadas, paredes e pisos foram pintados e um espaço que antes ficava ocioso foi reformado e adaptado para receber esse público. Agora, o local poderá receber todos os dias 40 cidadãos.

"O objetivo é melhorar o atendimento às pessoas em situação de rua e recebê-las de forma mais humanizada", explica o secretário municipal de Assistência Social, Waguinho Ito.

Alex Júnior, 21 anos, está há dois meses no espaço e é só elogios para a equipe. "Enquanto lá fora há muito preconceito, aqui recebemos um tratamento muito bom, de muito respeito", conta, acrescentando que, com o apoio da equipe da Semas, já está providenciando a segunda via de documentos para procurar emprego.

Yuri Barichivich
ANUNCIO DE NOVAS VAGAS NO ABRIGO NOTURNO
Espaço foi reformado e passou a ter capacidade para receber 40 pessoas diariamente

Comemoração

Na noite desta quinta-feira (18), para comemorar a reforma e a ampliação da Hospedagem Noturna, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) fez apresentações de freestyle e beatbox para os servidores da Semas e usuários do espaço. O público aprovou a iniciativa.

"Amei a apresentação. Mesmo com pessoas de fora (da Hospedagem), ficamos muito à vontade. Gostei muito", afirma Amanda da Silva Santos, 19 anos, há três meses na Hospedagem Noturna.

Além da comemoração, um dos objetivos do encontro foi interagir e aproximar dois serviços oferecidos pela Semas: de um lado, o trabalho do CRJ com jovens e suas comunidades, e de outro lado, o trabalho realizado com pessoas que estão longe das suas famílias e de parte da sociedade.

"O CRJ tem muitos projetos que podem interessar aos usuários da Hospedagem Noturna. Nossas ações estão abertas para a participação deles também", destaca o coordenador do CRJ, Kamali.

A Hospedagem Noturna oferece aos usuários alimentação, higienização e abrigamento provisório. Os encaminhamentos para o espaço são feitos por meio do Centro Pop. O local funciona de segunda-feira a domingo, das 18 às 7 horas.

Matéria relacionada

Equipes intensificam abordagens a pessoas em situação de rua em Vitória