Apresentação de beatbox fez parte da comemoração pela reforma da Hospedagem Noturna
Ter um lugar para dormir com tranquilidade e segurança parece algo simples. Mas, para quem não tem condições financeiras nem parentes próximos ou moradia, é uma necessidade vital. Justamente para atender a essa parcela da população de Vitória, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reformou e ampliou a Hospedagem Noturna, criando mais oito vagas no local.
A unidade de serviço, que oferece abrigamento provisório a pessoas em situação de rua, foi totalmente reformada. Novos equipamentos, como ventiladores, foram adquiridos, portas e janelas foram trocadas, paredes e pisos foram pintados e um espaço que antes ficava ocioso foi reformado e adaptado para receber esse público. Agora, o local poderá receber todos os dias 40 cidadãos.
"O objetivo é melhorar o atendimento às pessoas em situação de rua e recebê-las de forma mais humanizada", explica o secretário municipal de Assistência Social, Waguinho Ito.
Alex Júnior, 21 anos, está há dois meses no espaço e é só elogios para a equipe. "Enquanto lá fora há muito preconceito, aqui recebemos um tratamento muito bom, de muito respeito", conta, acrescentando que, com o apoio da equipe da Semas, já está providenciando a segunda via de documentos para procurar emprego.
Yuri Barichivich
Espaço foi reformado e passou a ter capacidade para receber 40 pessoas diariamente
Comemoração
Na noite desta quinta-feira (18), para comemorar a reforma e a ampliação da Hospedagem Noturna, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) fez apresentações de freestyle e beatbox para os servidores da Semas e usuários do espaço. O público aprovou a iniciativa.
"Amei a apresentação. Mesmo com pessoas de fora (da Hospedagem), ficamos muito à vontade. Gostei muito", afirma Amanda da Silva Santos, 19 anos, há três meses na Hospedagem Noturna.
Além da comemoração, um dos objetivos do encontro foi interagir e aproximar dois serviços oferecidos pela Semas: de um lado, o trabalho do CRJ com jovens e suas comunidades, e de outro lado, o trabalho realizado com pessoas que estão longe das suas famílias e de parte da sociedade.
"O CRJ tem muitos projetos que podem interessar aos usuários da Hospedagem Noturna. Nossas ações estão abertas para a participação deles também", destaca o coordenador do CRJ, Kamali.
A Hospedagem Noturna oferece aos usuários alimentação, higienização e abrigamento provisório. Os encaminhamentos para o espaço são feitos por meio do Centro Pop. O local funciona de segunda-feira a domingo, das 18 às 7 horas.