Notícias
Rede de saúde de Vitória recebe novos residentes
Publicada em 11/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 11/03/2025, às 16h06
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Os novos residentes que atuarão na Saúde de Vitória forem recebidos, na tarde desta segunda-feira (10), durante cerimônia realizada na Escola Técnica do SUS (ETSUS). Além da abertura das Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde para o Biênio 2025-2027, para 52 novos residentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) também realizou a formatura dos Residentes do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade de Vitória.
O município de Vitória, por meio de parcerias com instituições de ensino, também é cenário para as residências Multiprofissionais e residências médicas de Psiquiatria, Clínica Médica, Pediatria e de Medicina de Família e Comunidade,
Durante o evento, os coordenadores dos diversos Programas de Residência que atuam nos espaços da rede municipal de saúde de Vitória destacaram a importância da parceria entre instituições de ensino e os serviços de saúde do SUS, que juntos buscam o aprimoramento da formação de profissionais da saúde e do cuidado à população.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini destacou a importância da integração ensino e serviço para a crescente qualificação dos serviços de atenção e gestão em saúde. "Aproveitem todo esse conhecimento, essa bagagem produzida na ETSUS e na Estratégia de Saúde da Família em Vitória. Sejam bem-vindos a esse espaço e ao nosso sistema de saúde, para juntos trabalharmos para uma saúde cada vez mais qualificada para toda a nossa sociedade", afirmou.
Dentre as novas residentes estava a médica Marcela de Oliveira, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela conta que escolheu a Residência em Medicina da Família e Comunidade do município de Vitória por afinidade.
"Sempre gostei muito do contato longitudinal com os pacientes, de realmente acompanhá-los durante todo o processo de saúde e de cuidado. Minha família mora aqui no Espírito Santo, então eu escolhi fazer aqui. Agora, minhas expectativas são as melhores possíveis, principalmente depois de ver a programação do curso, um programa bem completo, que vai me fazer crescer muito, não só profissionalmente, mas também pessoalmente", disse.
A solenidade também foi palco para celebrar a formatura de quatro novos médicos de Família e Comunidade do Programa Municipal. Entre as formandas, Larissa Escardini, declarou que o curso de Residência em Vitória trouxe mais segurança em sua caminhada profissional.
"A residência foi maravilhosa. Vitória tem uma rede de ensino e trabalho muito boa, na qual a gente pode aprimorar nossos conhecimentos. Consegui trabalhar bem, aprender muito. Eu me surpreendi pela qualidade de ensino dos preceptores, uma vez que a Medicina de Família e Comunidade engloba várias especialidades em uma só. E o diálogo com a coordenação da Residência nos garante a segurança de que estamos no caminho de nos tornar profissionais de excelência", declarou.
As residências terão duração de dois anos e acontecerão em unidades que atendem tanto as necessidades dos territórios quanto as necessidades dos residentes.