Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projeto "Escola Verde" transforma espaço e estimula consciência ambiental na EMEF Irmã Jacinta

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Projeto "Escola Verde" na EMEF Irmã Jacinta
Foto Divulgação
Projeto "Escola Verde" na EMEF Irmã Jacinta

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, em Monte Belo, deu um passo importante em direção à sustentabilidade com o projeto "Escola Verde: Educação e Ação pelo Meio Ambiente". A iniciativa foi contemplada no edital do Pibic Jr. 2025, e promove a transformação dos ambientes escolares por meio da educação ambiental e do protagonismo estudantil.

O projeto reúne estudantes dos 8º e 9º anos do turno matutino, selecionados como bolsistas do programa. A proposta tem como objetivo implantar uma horta escolar e uma composteira de folhas, promovendo práticas sustentáveis, a consciência crítica sobre as mudanças climáticas e a revitalização de espaços dentro da escola.

A atividade é formada pela aplicação de ações sustentáveis, como o plantio de árvores frutíferas e o uso de uma composteira, que permite a produção de composto orgânico e biofertilizante a partir de resíduos da merenda escolar e folhas secas, favorecendo o manejo adequado dos resíduos orgânicos e a fertilização do solo. Com isso, o objetivo é diminuir os efeitos do calor, ampliar a biodiversidade e envolver os estudantes em ações práticas para o meio ambiente.

Segundo a professora de Ciências e idealizadora do projeto, Geórgia Abreu, a proposta tem o objetivo de fortalecer a consciência crítica dos estudantes sobre os desafios ambientais. "Espero desenvolver nos nossos estudantes uma maior consciência crítica sobre os problemas ambientais que estamos vivendo, para que possam entender a importância de aumentar a cobertura vegetal dentro da escola e que essa proposta seja estendida para a comunidade", disse.

Os estudantes também destacam o impacto da iniciativa para o dia a dia. Pietro de Souza Barcelos, do 8º ano, conta que o projeto tem sido uma oportunidade de aprendizado. "Vem conscientizar sobre a natureza, a sua preservação, ter experiência com a terra e aprender como ter plantações e hortas em casa para economizar nas compras", afirmou.

Já Vitória Soares Nogueira, do 9º ano, acredita que a proposta vai além da escola. "Esse trabalho é importante porque influencia a gente a cuidar da natureza, ensina coisas novas e o quanto é importante o cultivo dos alimentos", falou.

Com o sucesso da atividade, o projeto "Escola Verde: Educação e Ação pelo Meio Ambiente" está inscrito na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, ampliando ainda mais sua relevância e alcance no cenário da educação ambiental.