O Procon Municipal de Vitória, por meio do Núcleo de Pesquisa e Dados, realizou levantamento de preços dos quatro itens mais utilizados, atualmente, para prevenção à Covid-19, sendo eles: álcool em gel 70%, máscaras descartáveis, termômetro infravermelho digital e oxímetro digital portátil. Foram constatadas variações de até 236,38%.
Participaram das pesquisas oito estabelecimentos, entre farmácias, supermercados e atacadista. A coleta de preços foi realizada via contato telefônico e consultas nos sites dos estabelecimentos, feitos no último dia 21 de março.
Na pesquisa, é possível identificar um comparativo do valor dos 4 produtos, de maio/2021 até março/2022, permitindo ao consumidor constatar a evolução dos preços (aumento e redução).
Na comparação com os preços praticados neste ano, foi constatada a estagnação em alguns produtos, aumento e a redução em outros. O preço do álcool em gel 70% não apresentou variação neste ano, enquanto o valor para máscara descartável teve um aumento de 1,35%, já o termômetro infravermelho digital e oxímetro digital portátil a redução foi de 0,78% a 2,09%.
O Procon Municipal de Vitória orienta que o consumidor faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido. Destaca, também, que sejam avaliados os seguintes fatores: procedência, validade e acondicionamento dos produtos antes de realizar a compra.