Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Praça com ginásio coberto, academia e park kids em Alto Tabuazeiro está com 75% da obras concluídas

Publicada em | Atualizada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Marcos Salles
Visita Técnica Obras do Complexo esportivo Alto Tabuazeiro
Visita Técnica às obras do complexo esportivo Alto Tabuazeiro. (ampliar)
Marcos Salles
Visita Técnica Obras do Complexo esportivo Alto Tabuazeiro
Visita Técnica às obras do complexo esportivo Alto Tabuazeiro. (ampliar)

A comunidade de Alto Tabuazeiro acompanhou, na manhã desta terça-feira (22), a vista às obras de construção da praça no bairro. As intervenções já estão 75% concluídas e o investimento é de R$ 2.227.000,00.

A proposta de implantação do novo espaço de lazer no terreno do antigo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacy Alves Fraga, na rua José Machado nº 291, atende a pedidos da comunidade e permitirá mais opções de lazer, entretenimento e convívio social aos moradores de todas as idades.

O prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou a vista ao empreendimento em companhia dos secretários de Governo Luciano Forrechi, de Obras Gustavo Perin e da Central de Serviço Leonardo Amorim. Além de vereadores e lideranças comunitárias.

Gustavo Perin apresentou o andamento das obras para os representantes da comunidade presentes: "A Prefeitura de Vitória está investindo na transformação de espaços públicos para promover o esporte e a ocupação saudável da juventude na cidade. Um exemplo disso é o novo espaço esportivo que está sendo construído aqui e será entregue em breve à comunidade local", disse.

"Durante uma conversa com lideranças comunitárias, foi ressaltada a importância de áreas dedicadas à prática esportiva, sobretudo para crianças e adolescentes. Eu lembro da minha infância como era difícil ter um lugar para praticar esporte. O que estamos fazendo em Vitória é justamente proporcionar essas oportunidades e criar caminhos para que as crianças e jovens possam se desenvolver cada vez melhor" destacou Gustavo Perin.

O prefeito Lorenzo lembrou que a área onde está sendo concluída a praça foi palco da maior tragédia capixaba causada por um deslizamento de uma pedra. "Mas hoje a área ganha vida e esperança com a presença da administração municipal, que leva cidadania e qualidade para regiões elevadas da cidade, antes desassistidas. O novo ginásio, com quadra coberta, piso especial e equipamentos modernos, representa um avanço significativo, igualando a oferta de infraestrutura aos bairros mais nobres da cidade", afirmou.

"Além disso, a prefeitura investe pesado na educação de tempo integral, como no caso da Escola Jacy Alves Fraga, considerada referência no Estado, e na completa reconstrução do Emef TI Eunice Pereira Silveira. O foco agora é ocupar esses espaços com projetos sociais e esportivos, em parceria com moradores, lideranças e a secretaria de esportes, para que os jovens tenham opções de lazer saudáveis, com atividades culturais, esportivas e de entretenimento, promovendo justiça social e fortalecendo a integração comunitária", concluiu Pazolini.

Sonho

"A Prefeitura de Vitoria está realizando esse sonho para a comunidade. Hoje, a gente vê nos olhos das pessoas a esperança de ter uma oportunidade, uma área de lazer decente para praticar esportes e um lugar para brincar", comemorou o líder comunitário de Alto Tabuazeiro Júlio César Rodrigues.

O vereador Anderson Goggi, presidente da Câmara Municipal, disse que a Prefeitura de Vitória está fazendo a diferença na parte alta da cidade. "Resgatamos um terreno que era de uma antiga escola e transformamos em algo novo e muito melhor. É a gestão investindo de verdade na educação e na comunidade. Tudo isso só é possível porque o pessoal da prefeitura, os líderes comunitários e os vereadores estão unidos. Não é de hoje que se fala em melhorias aqui, mas agora a coisa está saindo do papel. A ideia é somar forças para fazer muito mais pela cidade", agradeceu.

A praça terá 1.456 metros quadrados, sendo 27 metros no trecho mais largo largura por 64 metros de comprimento. A quadra coberta ficou com 31 por 19 metros. Pergolados com mesas de jogos, bancos, playground e uma academia para a pessoa idosa completam os equipamentos, distribuídos em dois níveis distintos, em função da declividade do terreno.

A iluminação será em LED com postes de quatro metros e os jardins serão instalados em sete pontos da praça.

O terreno era utilizado de forma improvisada para a guarda de veículos particulares. Foi adotado o mesmo programa das praças saudáveis, mas com o projeto adaptado as condições de inclinação do terreno.