Notícias

Padronização: ambulantes licenciados que atuam na Orla de Vitória recebem kits com coletes e bonés

Publicada em 22/11/2024, às 12h40 | Atualizada em 22/11/2024, às 12h48

Por Poliana Lagares, com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Entrega de kits de identificação para ambulantes
Entrega de kits de identificação para ambulantes licenciados de Vitória. (ampliar)

Em dezembro de 2023, Vitória instituiu uma normativa dispondo sobre o ordenamento do comércio ambulante nas praias do município. A partir de então, aqueles que atendiam aos critérios estabelecidos foram licenciados. Na perspectiva de estabelecer uma identidade visual que facilite a fiscalização e evite a presença de ambulantes irregulares, na manhã desta quinta-feira (21), eles receberam kits, compostos por coletes e bonés, que vão padronizar os trabalhadores.

O prefeito Lorenzo Pazolini agradeceu a todos pelo empenho e dedicação. Ele lembrou que o atendimento ao morador e ao turista é muito importante, pois forma a impressão e o sentimento que as pessoas terão de Vitória e do Espírito Santo. "Até alguns anos atrás existia uma tradição do Estado não receber tão bem os turistas. Com o trabalho dos ambulantes e a união do nosso povo, nós conseguimos reverter esta imagem e hoje, quem vem pra cá, sai com uma belíssima imagem da nossa cidade. Cada kit foi preparado por meio do diálogo entre prefeitura e ambulantes. Quando o consumidor chega a praia e visualizarem o colete e o boné com o nome do projeto, ele tem a certeza de que estão adquirindo um produto com um vendedor legalizado e que é reconhecido pela sociedade", afirmou.

"Chegou o dia! Após anos buscando este momento, receber este kit significa que alguém acreditou na gente, Hoje, com alvará e uniforme, a gente pode dizer: aqui tem família trabalhando, aqui tem empresário, gente que investe. A fiscalização está ali para organizar e a gestão soube entender nossa posição", celebra David Dutra de Souza, ambulante que atua na Curva da Jurema.

Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, esta conquista é fruto de muito diálogo. "Para avançar nesta política pública e garantir mais avanços, é fundamental que todos estejam legalizados e identificados. A legalização não passa pela questão da cobrança ou pressão. Nós queremos que os ambulantes sejam respeitados pela população. E esta identificação não cessa a relação da prefeitura com os ambulantes. É só mais uma etapa de todo processo. Temos outras ações para colocar em prática e oferecer mais condições, formação e conhecimento", afirma.

Leonardo Silveira
Entrega de kits de identificação para ambulantes
Entrega de kits de identificação para ambulantes licenciados de Vitória. (ampliar)

Vitória conta com 167 vagas para o comércio ambulante nas praias. Atualmente, são 137 licenciados. As vagas para as praias da Ilha do Boi, Ilha do Frade e Curva da Jurema estão esgotadas, mas ainda existem vagas para a Praia de Camburi. O ambulante que tiver interesse no licenciamento para Camburi pode protocolar o processo de requerimento para o alvará, que será analisado pela PMV. Os produtos comercializados, em geral, são alimentos, bebidas, aluguel de cadeiras e guarda-sóis e artesanato.

"É muito gratificante para nós, da fiscalização, olharmos para um auditório tão cheio de ambulantes licenciados com o alvará em mãos. E isso só foi possível, pois todos acreditaram no nosso trabalho enquanto uma fiscalização que vai organizar, ordenar e ajudar a legitimar o trabalho na praia. Este é um momento histórico e todos são vitoriosos", afirma Bianca Assis, Gerente de Fiscalização de Posturas e Edificações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec).

E a entrega foi celebrada por todos! "Quero agradecer por estar aqui hoje recebendo este kit, pois passamos por momentos muito difíceis. Agora somos legalizados", celebra Irandir José dos Santos Rodrigues, que trabalha há quase 30 anos na Curva da Jurema. A venezuelana Ana Mota vende açaí há dois anos na Ilha do Frade e também comemora o momento. "Sou empreendedora e o empreendedorismo é muito importante. A cidade tem sido de muito valor para mim. Agradeço muito a Vitória e vamos vender muito este ano!"

O vereador Maurício Leite ressalta o trabalho realizado. "Esta ação mostra que o trabalho dos ambulantes tem compromisso com a qualidade e isso gera confiança por parte do consumidor. Com um trabalho organizado, a cidade cresce".

Leonardo Silveira
Entrega de kits de identificação para ambulantes
Entrega de kits de identificação para ambulantes licenciados de Vitória. (ampliar)

"Conheço a realidade das pessoas que se dedicam sete dias da semana e acreditam que, por meio do trabalho, conseguem o sustento da sua família. A ordem é necessária para o bom proveito de todos, para os frequentadores da praia, para a prefeitura e para os ambulantes legalizados", afirma o vereador Davi Esmael.

Para o vereador Chico Hosken, com o uniforme, os ambulantes serão destacados e respeitados. "A responsabilidade de vocês vai aumentar ainda mais. Os moradores e turistas vão enxergar mais qualidade no serviço", diz o vereador.

"Eu frequento as praias de Vitória e há alguns anos a fiscalização era vista com medo. Hoje, a fiscalização cuida da cidade e dos ambulantes. Quando chegamos em uma cidade e somos acolhidos, temos a intenção em voltar. Tenho certeza que este trabalho não vai parar por aqui", afira o vereador Anderson Goggi.

O vereador Luiz Paulo Amorim, completa: "Quero parabenizar a todos pelo momento histórico de entrega do kit para que os ambulantes possam trabalhar de forma tranquila."


Voltar ao topo da página