Imprensa
Obras do novo Cmei de Tempo Integral em Nova Palestina entram na reta final
Publicada em | Atualizada em
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

As obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, localizado no bairro Nova Palestina, seguem em ritmo acelerado. Na manhã desta desta terça-feira (29), o espaço recebeu a visita técnica de uma equipe da PMV, acompanhada de autoridades, lideranças comunitárias e membros da comunidade escolar.
A construção, que vai substituir uma estrutura provisória mantida há 17 anos, está prevista para ser concluída e entregue aos moradores da Grande São Pedro ainda em 2025 e na modalidade do tempo integral.
Estiveram na visita o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a secretária de Educação, Juliana Rohsner; o secretário de Obras, Gustavo Perin; a secretária de Assistência Social, Soraya Manato; e a diretora da unidade, Ninia Miranda.
Com investimento de R$ 14,4 milhões, o novo Cmei Geisla vai atender a 290 crianças em tempo integral, número superior aos 249 estudantes atendidos atualmente em tempo parcial. A nova estrutura, moderna e pensada para o desenvolvimento integral das crianças, contará com 12 salas de aula, duas salas multiuso, sala de artes, sala de leitura, sala de recursos, auditório com capacidade para 100 pessoas, ambientes totalmente climatizados, sistema de energia fotovoltaica, além de vários outros espaços voltados para as crianças e servidores da unidade.
Durante a visita, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou o compromisso da gestão com a primeira infância. "Estamos virando uma página na história da comunidade de Nova Palestina e da Grande São Pedro. Uma estrutura provisória que durou 17 anos agora vai dar lugar a um espaço digno, seguro, moderno e acolhedor. Onde o pai e a mãe deixam o filho pela manhã, buscam no fim do dia, e nesse tempo podem trabalhar, estudar, se qualificar e buscar um futuro melhor. Essa será mais uma entrega que reforça o nosso compromisso com as famílias da Grande São Pedro e de todos os territórios da cidade", disse.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, celebrou o avanço das obras e reforçou a importância do atendimento em tempo integral. "É um investimento que transforma a vida das crianças e das famílias. O tempo integral é uma política que oferece mais oportunidades de aprendizagem. É uma infraestrutura completa que, aliada ao trabalho pedagógico já realizado, se torna fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças, fazendo a educação de Vitória se tornar referência", destacou.
Para a diretora da unidade de ensino, Ninia Miranda, a nova escola representa um sonho realizado. "São anos de luta e de esperança. Ver esse projeto ganhando forma e prestes a se tornar realidade é emocionante. Gostaria de agradecer a toda a equipe pedagógica e aos servidores da unidade que fazem um trabalho maravilhoso, que será ainda melhor aqui no novo Cmei", afirmou.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, garantiu o cumprimento do cronograma. "A nova unidade está sendo construída com o que há de mais moderno em estrutura e sustentabilidade. A climatização e o sistema de energia fotovoltaica são diferenciais importantes para o conforto e o funcionamento da escola, tanto para crianças quanto para os nossos servidores. As obras estão aceleradas e cumprindo o cronograma", disse.
"O tempo integral representa muito mais do que uma ampliação da jornada escolar. Ele é uma estratégia para o desenvolvimento integral das crianças. Garante mais acesso à alimentação de qualidade, à convivência, ao cuidado e às oportunidades de aprendizado", destacou a secretária de Assistência Social, Soraya Manato.
Pai da pequena Aurora, uma das crianças atendidas na unidade, o morador da região Ednardo Almeida expressou a emoção em ver a transformação tão aguardada pela comunidade. "A gente está esperando muito por isso e ver as coisas acontecendo nos enche de alegria. Na estrutura atual, já temos uma educação de excelência com o trabalho da diretora Nínia. Agora, nossos filhos vão ter uma escola ainda melhor, com tudo o que precisam para aprender", contou.
A entrega da nova unidade faz parte do conjunto de investimentos que a Prefeitura de Vitória tem realizado para ampliar o acesso ao tempo integral. Em 2021, Vitória contava com apenas quatro unidades nessa modalidade. Em 2025, a capital contará com 41 escolas em tempo integral.