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Na volta às aulas, educadoras vivenciam formação pedagógica na floresta do Parque da Fonte Grande
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Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Em meio ao verde exuberante do Parque da Fonte Grande, localizado no coração de Vitória, mais de 130 profissionais da Educação Infantil da rede municipal de Vitória participarão de uma imersão educativa, nos dias 21 e 22 de julho.
A formação faz parte do projeto "Mata Atlântica de Vitória, Floresta que Ensina", iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), desenvolvida por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), que integra a Política Municipal de Educação Ambiental e o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos Cmeis localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço Central de Vitória.
Durante dois dias, quatro turmas de professoras, pedagogas, assistentes, estagiárias e diretoras dos Cmeis Geisla da Cruz Militão e TI Álvaro Fernandes Lima - sob a coordenação das diretoras Nínia Miranda de Oliveira Nunes e Rislany Rosa Dias, respectivamente -- terão uma experiência de formação repleta de vivências na natureza, trilhas educativas, interpretação de paisagens e dinâmicas voltadas à aplicação da educação ambiental na infância.
Com o tema "Brincando e Aprendendo com a Mata Atlântica de Vitória", a atividade formativa tem como propósito inspirar as educadoras a desenvolverem práticas pedagógicas ao ar livre, estimulando a curiosidade e o vínculo das crianças com o meio ambiente. A proposta é unir lazer, afeto e aprendizagem, transformando o parque em uma grande sala de aula viva.
Segundo o geógrafo e educador ambiental Wilson de Souza, responsável pelo CEA e facilitador da formação, a metodologia é construída de forma participativa entre os profissionais da educação e a equipe ambiental. "Vamos explorar as trilhas, mirantes e recantos da floresta como espaços de leitura do ambiente. A ideia é pensar coletivamente formas de levar as crianças para a natureza de forma segura, sensível e significativa", explica.
Além das trilhas interpretativas, o encontro conta com rodas de conversa, vídeos educativos e atividades práticas que servirão de base para o planejamento pedagógico dos Cmeis ao longo do semestre. "Essa parceria com as unidades escolares nos territórios fortalece a presença da educação ambiental no cotidiano das crianças e amplia o olhar das professoras sobre o uso pedagógico dos espaços naturais", afirma a coordenadora de Educação Ambiental da Semmam, Jacirlane Carvalho Mara da Luz Teixeira.
A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha Silvestre, ressalta que a formação integra uma política mais ampla de articulação entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, componentes do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental. "Nosso objetivo é garantir que o conhecimento ambiental chegue à ponta, às salas de aula, por meio de ações concretas como essa, que sensibilizam e empoderam as educadoras como multiplicadoras da consciência ecológica."
Como será a formação
As atividades serão realizadas em dois turnos (manhã e tarde), contemplando dinâmicas de boas-vindas, exibição de vídeos educativos, diálogos ambientais, trilhas guiadas e momentos de vivência com foco na educação infantil. Os grupos percorrerão trilhas como a da Pedra da Batata e do Caracol, visitarão mirantes estratégicos para interpretação de paisagens e participarão de atividades nos recantos da floresta, onde serão desenvolvidas propostas lúdicas e sensoriais aplicáveis ao público infantil.
Entre um percurso e outro, os participantes farão pausas para um lanche coletivo e, ao final do encontro, participarão de uma roda de avaliação no auditório do CEA. Todo o percurso está pensado para conectar as educadoras à natureza, inspirando novas práticas de ensino em contato com o ambiente.
Dica importante
Para aproveitar bem a experiência, é recomendável o uso de calçado fechado, boné, protetor solar, repelente (indispensável para alérgicos) e uma garrafinha de água. É importante lembrar: não alimente nem estresse os animais do parque e recolha todo o lixo gerado.
Como participar
Professoras dos Cmeis localizados no Maciço Central que tiverem interesse na formação podem acessar o portal InterageVix e entrar em contato com a equipe do CEA Parque da Fonte Grande. Também estão disponíveis para consulta o Projeto Político Pedagógico do CEAe a Política Municipal de Educação Ambiental, que norteiam a proposta pedagógica desta vivência.