Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Legado de Tereza: Celebração destaca vozes negras do presente em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a prefeitura de Vitória realiza uma programação repleta de atrativos especiais para a data. Nos dias 24 e 25 de julho, quinta e sexta-feira, a arte, resistência e protagonismo feminino se encontram na programação especial da Semana da Mulher Negra, Latina e Caribenha.

A celebração é promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Gerência de Cidadania e Direitos Humanos. O objetivo da ação é fazer com que a força das mulheres negras ecoe em cada território e em cada conquista, relembrando atos históricos de resistência.

Com o tema "Legado de Tereza: Celebrando Vozes Negras do Presente", o evento marca as comemorações dessa data que homenageia a histórica liderança de Tereza de Benguela e reconhece as lutas contemporâneas das mulheres negras nos mais diversos espaços da sociedade.

Bruna Gomes de Oliveira, Subsecretária da Mulher, afirma que esse é "um momento simbólico, mas também profundamente político, de reconhecer e reverenciar o legado de Tereza de Benguela, uma mulher que representa tantas outras que, ao longo da história, resistiram, lutaram e abriram caminhos para que hoje pudéssemos ocupar espaços de decisão, de criação e de transformação."

A programação reúne arte, cultura, reflexão, empoderamento e reconhecimento, destacando trajetórias inspiradoras, talentos locais e debates fundamentais sobre os desafios e as conquistas das mulheres negras em espaços de poder, decisão e criação.

Renata Segóvia, gerente de Políticas de Cidadania e Direitos Humanos, afirma que esse evento é mais do que uma homenagem, é um reconhecimento da potência das mulheres. "As políticas públicas que defendemos e a cidadania que buscamos fortalecer só existem porque essas mulheres estão presentes, liderando, resistindo e transformando realidades. Celebrar o legado de Tereza é reafirmar o compromisso com uma Vitória mais justa, plural e antirracista."

A Semana da Mulher Negra, Latina e Caribenha é aberta ao público, e todos são convidados a participar e aprender com essa celebração da cultura e da luta que transformam nossa cidade todos os dias.

Programação

Cine Legado de Tereza
24 de julho (quinta-feira)
13h30 às 16h30
Casa do Cidadão - Itararé

A abertura da programação traz uma sessão especial do filme "Talk Show: Reinventando a Comédia", com roda de conversa e troca de ideias a partir da perspectiva da representatividade negra no humor e na comunicação.

Legado de Tereza: Celebrando Vozes Negras do Presente
25 de julho (sexta-feira)
15h30 às 21h
Casa do Cidadão - Itararé

O segundo dia será repleto de atividades para todas as idades e públicos:
- Oficina de bonecas negras artesanais
- Apresentações culturais de dança afro e K-pop
- Oficinas de turbante
- Feira Afroempreendedora

A partir das 18h, o auditório se transforma em um espaço de diálogo potente com a roda de conversa "Desafios e conquistas na vida das Terezas Contemporâneas", com presenças marcantes como:
- Dra. Erica Neves - Presidenta da OAB/ES
- Dra. Luizane Guedes - Professora da UFES
- Julya Christina - Assistente social do Projeto Força Feminina
- Senhorita Rose - Presidenta do COMUM e fundadora da marca Azaluz

Haverá ainda desfile de moda afro, apresentação de slam, e a homenagem a servidoras negras com mais de 10 anos de dedicação ao serviço público. A noite se encerra com muita música, incluindo apresentação do Instituto Serenata de Favela e atrações convidadas.