Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Homem é detido pela Guarda de Vitória após irmã acionar Botão do Pânico

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Guarda Civil Municipal

Mais uma vez, a tecnologia foi aliada no combate à violência contra mulher na capital. A Guarda Civil Municipal de Vitória deteve um homem, de 56 anos, acusado de ameaçar de morte a própria irmã, no domingo (20). A equipe chegou ao local após a vítima acionar o Botão do Pânico. O bairro não será divulgado para não expor a vítima. 

As equipes da Guarda de Vitória se dirigiram imediatamente ao local após o acionamento do Botão, que indica o local exato onde está a vítima e também passa a gravar todo o ambiente. 

"Ao chegarmos no local, encontramos a vítima em estado de nervosismo, chorando e tremendo. Ela nos relatou que a discussão iniciou em razão de um relógio de água, mas que  terminou com ameaças graves à sua integridade", descreveu Fabiana Souza, coordenadora do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop) da Guarda de Vitória. 

O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional de Vitória. 

Botão do Pânico

O Botão do Pânico é uma ferramenta tecnológica  voltada à proteção de mulheres que possuem medidas protetivas de urgência. Por meio de um dispositivo discreto, a vítima pode acionar, em tempo real, a Guarda de Vitória em situações de risco iminente. 

Atualmente, o município conta com mais de 22 botões ativos ligados diretamente à Central de Monitoramento da Guarda de Vitória. "A resposta rápida ao acionamento do Botão do Pânico é uma prioridade para a Guarda de Vitória. Cada minuto conta quando estamos falando de salvar vidas. Atuamos de forma técnica, acolhedora e integrada para garantir que essas mulheres não estejam sozinhas", afirmou a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa. 

Em 2025, felizmente, não houve nenhum registro de feminicídio na capital. No ano anterior, a cidade teve uma queda de 69% no número de registros deste delito.