Notícias
Guarda de Vitória abre "Maio Amarelo" com mega blitz na capital
Publicada em 01/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 01/05/2025, às 15h15
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Pedro Vargas
Com a colaboração de Pedro Vargas
A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) abriu as ações de fiscalização do "Maio Amarelo" com uma mega blitz, na noite desta quarta-feira (30).
Distribuídas em três dos principais acessos da cidade, as equipes realizaram 278 abordagens para fiscalizar os itens de segurança dos veículos e também combater a alcoolemia. Cinco veículos foram removidos e 87 autuados por infração.
Drogas
Durante a mega blitz, uma pessoa foi presa com drogas. O suspeito de 37 anos foi conduzido após os guardas apreenderam buchas de maconha e haxixe no interior do seu veículo.
No carro havia ainda 14 seringas com THC (princípio ativo da maconha), quatro cigarros eletrônicos e R$ 350 em dinheiro.
O suspeito possui passagem por roubo a instituição financeira.
"As fiscalizações são fundamentais para promover um trânsito mais seguro e salvar vidas. Elas têm um papel preventivo e educativo, não apenas punitivo. É nas abordagens que conseguimos identificar irregularidades, orientar os condutores e coibir comportamentos de risco, como dirigir sob efeito de álcool ou sem habilitação. Quando intensificamos a fiscalização, mostramos que o trânsito precisa ser respeitado por todos. É uma ação direta que protege a vida e reforça o compromisso da gestão com a segurança viária", descreveu o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
Neste ano, o tema do "Maio Amarelo" é "Desacelere. Seu bem maior é a vida".
O gerente de Operações de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, explica que ao andar numa velocidade compatível com a via o tempo de reação do motorista aumenta.
"O condutor terá um tempo de reação maior e, consequentemente, mais controle sobre o veículo. Pode evitar uma colisão ou provocar um impacto menor caso venha a bater. Outro ponto importante é que colabora para um trânsito mais seguro e acolhedor, já que favorece a convivência entre todos os usuários das vias", destaca.
Ao todo, 30 guardas municipais participaram da fiscalização distribuídos em três pontos distintos da cidade, ao mesmo tempo: Avenida Dante Michelini, Avenida Fernando Ferrari e acesso à Segunda Ponte.
A data escolhida para a mega blitz está diretamente ligada ao ritmo de vida. Neste caso, o "desacelerar" vai além de tirar o pé do acelerador.
"Maio começa nesta quinta-feira (1º), porém por ser feriado muitos condutores estão indo viajar ou mesmo indo para happy hours para aproveitar a folga. Precisamos desacelerar a mente e ter mais calma e atenção no trânsito. A segurança é um desafio coletivo e depende de cada um de nós, pedestres ou condutores, fazer escolhas mais conscientes", observa Paraguassu.
Maio Amarelo
Durante todo o mês da campanha, a Guarda de Vitória vai realizar 51 atividades, entre elas 28 blitze e 23 intervenções educativas.
A intensificação das fiscalizações e o trabalho educativo são fundamentais para reduzir acidentes e preservar vidas.
Entre janeiro e março deste ano, foram realizadas 79 blitzes, 608 operações em escolas, 478 atendimentos a ocorrências de trânsito e 35 ações educativas preventivas, reforçando o caráter orientador da corporação.
"O 'Maio Amarelo' é um momento de mobilização e conscientização sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. A mudança de comportamento salva vidas, e é nisso que acreditamos. Em Vitória, estamos fortalecendo a educação, a fiscalização e a presença preventiva nas ruas, porque nosso compromisso é com a vida. A queda no número de mortes no trânsito mostra que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. Vamos seguir juntos por um trânsito mais humano, seguro e respeitoso para todos", finalizou o secretário, Amarílio.
Dicas preciosas:
- respeite os limites de velocidade;
- mantenha distância segura entre os carros;
- planeje sua viagem: saia de casa com antecedência para ter tranquilidade no percurso e evitar a pressa;
- e evite distrações: não use o celular enquanto dirige.
Dados da mega blitz:
Testes de bafômetro: 278.
Veículos removidos: 5.
Autos de infração: 87.