Notícias

Grupo de apoio terapêutico de unidades de saúde ajuda quem quer parar de fumar

Publicada em 29/08/2017, às 12h35

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Samira Gasparini
Tabagismo
Moradores que desejam largar o cigarro podem buscar ajuda nas unidades de saúde

Parar de fumar é uma medida muito importante para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece aos munícipes, durante todo o ano, diversas atividades sobre os prejuízos que o uso do tabaco causa à saúde.

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), a orientação é buscar, por exemplo, o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), que está implantado em 26 unidades de saúde da capital e tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade consequente do consumo de derivados do tabaco.

As ações visam reduzir a iniciação do tabagismo, principalmente entre jovens, aumentar a cessação do tabagismo entre os que se tornaram dependentes e proteger todos dos riscos do fumante passivo. Para o munícipe que deseja parar de fumar, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima e iniciar o tratamento.

Tratamento

O modelo de tratamento ofertado aos usuários é o preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que inclui a abordagem cognitivo-comportamental do fumante, com intervenções cognitivas e treinamento de habilidades comportamentais, visando à cessação e à prevenção da recaída. Quando há indicação, existe o tratamento medicamentoso.

O indivíduo deve passar por uma consulta de avaliação clínica antes de iniciar as sessões de abordagem. Nela, é avaliada a motivação da pessoa em deixar de fumar, seu nível de dependência física da nicotina, se há indicação ou contraindicação de uso do apoio medicamentoso, existência de comorbidades psiquiátricas e sua história clínica.

A abordagem cognitivo-comportamental consiste em sessões individuais ou em grupo de apoio (GATT), com 10 a 15 participantes. Durante as sessões, os indivíduos que tiverem indicação poderão utilizar apoio medicamentoso do adesivo transdérmico de nicotina (21mg, 14mg e 7mg), goma de mascar de nicotina (2mg) ou cloridrato de bubropiona (150mg).


Voltar ao topo da página