Notícias

Famílias e estudantes aprovam ações educacionais complementares

Publicada em 14/05/2020, às 14h58 | Atualizada em 14/05/2020, às 15h09

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Plataforma virtual de atividades educacionais
Estudantes têm acesso a conteúdos de Matemática e Português pela plataforma virtual (ampliar)

Muitas famílias e estudantes da rede municipal de ensino de Vitória já estão visitando a plataforma virtual que permite acesso a um novo ambiente de aprendizagem. Desde a abertura das atividades, na noite de terça-feira (12), até o início da tarde desta quinta-feira (14), 2.477 estudantes acessaram a ferramenta.

Ela traz uma proposta dinâmica de estudos e exploração dos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Aprovação

Além disso, as ações educacionais de apoio à aprendizagem elaboradas pela rede municipal de ensino para este período de isolamento social têm recebido a aprovação das famílias e da comunidade escolar. Em recente avaliação feita junto a pais e responsáveis, os materiais das atividades complementares receberam nota 7,4.

O feedback dos educadores e diretores escolares também destaca o grande envolvimento das famílias. De acordo com os profissionais, a participação tem sido efetiva no processo educacional complementar proposto para o âmbito domiciliar.

Plataforma de fácil acesso

"Neste momento de isolamento, é uma proposta fundamental porque mantém os estudantes ocupados com atividades escolares. Essa plataforma veio para aliviar um pouco a ansiedade de pais e alunos, e o acesso é rápido e fácil", conta Cláudia Cristina de Almeida, mãe de dois estudantes da rede.

"Eles aprendem, competem saudavelmente com colegas da turma e o vínculo com a escola não é perdido, apesar da distância física", afirma a mãe.

Elizangela Damacena Antunes, que também é mãe de aluno, aprovou o novo ambiente adaptativo de aprendizagem. "Vejo essa nova ferramenta como de extrema importância. Estamos dando todo o suporte".

Todos os estudantes e familiares têm acesso à plataforma a partir do aplicativo Vitória Online e também pelo Boletim Online.

Aprendizagem estimulada

No novo ambiente adaptativo de aprendizagem, os estudantes da rede municipal de ensino de Vitória podem interagir de forma lúdica e dinâmica com os conhecimentos, transitando por “trilhas” que apresentam desafios cada vez mais complexos, numa abordagem que se aproxima à de um game, com metas e objetivos a serem conquistados.

"São atividades pensadas no sentido de potencializar as interações em ambiente domiciliar, fortalecendo a qualidade das relações de convivência", afirma a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.


Voltar ao topo da página