Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Atividades educacionais para alunos da rede pública municipal

Na educação pública de Vitória, novas metodologias e ferramentas estão sendo pensadas e desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) no intuito de promover, de maneira efetiva, todos os processos de ensino-aprendizagem, tanto para os estudantes quanto para os profissionais, durante a pandemia do novo Coronavírus.

Por isso, alunos, professores, pedagogos e toda a comunidade escolar passam a contar com um novo ambiente educativo. É o portal AprendeVix (aprendevix.edu.vitoria.es.gov.br), criado para atender todos os cerca de 46 mil estudantes e 5 mil professores da rede municipal de ensino.

O novo portal, construído a partir do convênio firmado junto à Google Brasil, foi objeto de formação de centenas de profissionais da Seme, já aptos a auxiliar os alunos nesse nosso formato de ensino, também adotado por cidades de todo o mundo.

A plataforma AprendeVix oferece a professores/as e estudantes muitas ferramentas que oportunizam novas experiências de aprendizagem e produção de sentidos, por meio da interação com as linguagens e com os conhecimentos das diversas áreas do saber, consolidando as atividades curriculares vivenciadas em casa e na escola.

Além disso, Seme elaborou outros materiais de apoio à aprendizagem para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (ciclos iniciais e finais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo é que, ao longo do período de distanciamento social, sejam atenuados os prejuízos sociais junto acrianças, adolescentes, adultos e idosos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Para isso, a Seme elaborou materiais de apoio à aprendizagem para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (ciclos iniciais e finais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Interação

As ações foram elaboradas e organizadas pelas equipes da rede municipal de ensino, propondo diferentes modos de interação dos estudantes e suas famílias. Envolvem conhecimentos abordados em sala de aula, inclusive nos anos letivos anteriores.

"São atividades que convidam a experiências de aprendizagem que potencializam a escrita, a leitura e a produção de textos variados, bem como o raciocínio lógico, como saberes fundantes e universais", conta a subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Janine Mattar.

Em situações de caráter excepcional, o material educacional será entregue em formato impresso, a exemplo dos estudantes de famílias em situação de grande vulnerabilidade social. Estes receberão os materiais junto com o kit de alimentação escolar e com o kit de material escolar, que é composto por caderno, lápis, borracha, apontador, caneta, lápis de cor e hidrocor.

Documentos

Os documentos também estarão disponíveis em  Atividades Educacionais Complementares, cujo endereço pode ser acessado a qualquer hora pelas famílias. Para mais informações ou dúvidas, basta entrar em contato com a unidade de ensino do estudante pelos canais de comunicação disponibilizados pelos diretores escolares.

Outros documentos estão em fase de elaboração e organização. Um deles trata de orientações para famílias e estudantes da Educação Especial. O outro aborda as relações de convivência, propondo reflexões e sugestões de vivências que promovam o diálogo e a melhoria da qualidade das relações no ambiente familiar.

Aprendizagem

"As atividades se caracterizam pela natureza complementar de apoio à aprendizagem, ou seja, não serão utilizadas como forma de avaliação que indique aprovação ou reprovação escolar, ou que substituam o dia letivo no ambiente escolar", afirma a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Ela explica que a iniciativa reconhece a realidade social diferenciada de acesso e não acesso a tecnologia, internet e similares, e por isso será feito um esforço para que os materiais produzidos cheguem ao maior número possível de estudantes e famílias.

"São atividades pensadas no sentido de potencializar as interações em ambiente domiciliar, fortalecendo a qualidade das relações de convivência", revela Adriana.

Educação Infantil

Baixar o material

O material elaborado para as crianças dialoga exclusivamente com a família e sugere brincadeiras e experiências de aprendizagem no ambiente familiar que se conectam com os Temas Infantis de Vitória (TIVs), elemento que integra o currículo da Educação Infantil da capital.

Ensino Fundamental – ciclo inicial de aprendizagem

Baixar o material

Dialoga prioritariamente com a família, recomendando a inserção, na rotina doméstica, de momentos de vivências e estudo priorizando a conexão entre a criança e a dinâmica escolar de forma lúdica.

Ensino Fundamental – 4º e 5º ano e 6º ao 9º ano

Baixar o material do 4º e 5º ano

Baixar o material do 6º ao 9º ano

Considerando gradativa autonomia e capacidade de auto-organização dos estudantes dessas turmas, o material estimula a interação direta com os mesmos e também com a família, avançando nos aspectos escolares a partir das trajetórias curriculares em desenvolvimento no ano letivo escolar, inclusive nos anos pregressos.

“Em algumas atividades, sugerimos o registro do trabalho a partir de produções diversas (textos escritos, fotos e vídeos) para que, na volta às aulas, possa ser compartilhado com os colegas e professores”, revela Janine.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Material da EJA - 1º Segmento

Material da EJA - 2º Segmento

O material desenvolvido para os estudantes da EJA se comunica diretamente com aqueles que integram tanto o primeiro quanto o segundo segmentos dessa modalidade de ensino.

Assim como as outras práticas, ele avança nos aspectos escolares considerando as trajetórias curriculares já abordadas no ano letivo escolar e nos anos anteriores.

Educação Especial

Baixar o material

Parcerias

A Seme anuncia ainda que, sem custos para o município, está consolidando parcerias com diversas instituições no intuito de disponibilizar, em breve, também plataformas digitais e teleaulas, numa ação conjunta com os municípios e com o Governo do Estado.

Última atualização em 20/07/2020

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site