Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia do Idoso: Vitória promove diversas atividades para o envelhecimento ativo

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Com mais de 760 milhões de idosos no mundo, o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, é um lembrete sobre o quanto essa população vem crescendo e sobre a necessidade de abordar desafios e oportunidades que o envelhecimento traz.

Em Vitória, a população idosa tem acesso a uma série de atividades que visam manter a autonomia e independência dessas pessoas, fatores cruciais para um envelhecimento ativo. Além de equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde, módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) distribuídos em diversos pontos da cidade também atuam como estímulo para o autocuidado e prevenção de diversas doenças.

Crai

Os idosos que passam pelo atendimento nas unidades e que são identificados com a necessidade de atendimento especializado para doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns do envelhecimento, como Parkinson, demências, Acidente Vascular Cerebral, entre outras, são encaminhados para o Centro de Referência em Atendimento ao Idoso (Crai).

Nesse espaço de referência, eles são assistidos por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, composta por geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham de forma integrada e articulada com as comunidades locais. Este atendimento integrado visa não apenas tratar doenças, mas também melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando um acompanhamento que considera as especificidades de cada indivíduo.

Entre os serviços oferecidos pelo Crai, estão o atendimento individual e coletivo, que permite a personalização do cuidado e o fortalecimento do suporte social. A avaliação multidimensional é uma ferramenta crucial, possibilitando uma compreensão geral das necessidades de saúde e bem-estar dos idosos, permitindo intervenções mais eficazes.

Além disso, o Crai desenvolve atividades nas áreas de reabilitação e nutrição, essenciais para a promoção da saúde e prevenção de agravos. As visitas domiciliares compartilhadas são um diferencial importante, levando o atendimento diretamente ao lar do idoso.