Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia de feira: crianças do Gilda de Athayde Ramos aprendem sobre sustentabilidade brincando

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Dia de feira no CMEI Gilda de Athayde, em São Pedro
Foto Divulgação
Dia de feira no CMEI Gilda de Athayde, em São Pedro

Com listas de compras nas mãos, "dinheirinhos" de brinquedo no bolso e muita animação, as crianças do Grupo 6C e 6D do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gilda de Athayde Ramos, localizado no bairro São Pedro, viveram uma nova experiência. O quintal da unidade se transformou em uma feira cheia de sabores, onde os pequenos foram os grandes protagonistas da ação "A Flor da Sustentabilidade".

A atividade faz parte de um projeto desenvolvido pelas professoras Camila Queiroz e Talita Barreto, que levou as crianças a explorarem de forma prática conceitos como economia local, consumo consciente e alimentação saudável. De forma lúdica, as crianças escolheram frutas, simularam compras e praticaram habilidades de leitura, escrita e matemática, enquanto se divertiam.

A proposta se inspirou na ideia de que, assim como uma flor precisa de luz, cuidado e um ambiente saudável para crescer, o planeta também depende de ações sustentáveis para florescer. A Flor da Sustentabilidade é composta por pétalas que representam o cuidado com a Terra, com as pessoas e com os recursos, conectando meio ambiente, ciência, economia e aspectos sociais.

"Muito mais do que uma brincadeira, a feira no quintal do Cmei foi uma experiência rica em aprendizado, que reforçou a importância da saúde, da valorização da comunidade e da formação de atitudes conscientes desde a infância. A atividade também envolveu as famílias e vem buscando sempre aproximar ainda mais o Cmei da comunidade locall", contou a diretora Darsônia Almeida.

Foto Divulgação
Dia de feira no CMEI Gilda de Athayde, em São Pedro
Foto Divulgação
Dia de feira no CMEI Gilda de Athayde, em São Pedro

A coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Mariana Zouain, falou da potencialidade que ações como essa promovem na rede de ensino. "A ação do Cmei GAR dialoga com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, como também promove outras articulações do currículo escolar de aprender brincando. Na alimentação escolar já garantimos a diversidade de alimentos, mas as ações culminam na potencialidade destas ofertas. A escola, além das frutas que já constam no cardápio, promoveram a experiência com outras frutas diferenciadas. O nosso objetivo é garantir que as crianças, que muitas vezes não tem o acesso, possam experienciar tudo o que a alimentação saudável possa promover., disse.

Protagonismo

Os pequenos gostaram da experiência. "Foi legal! Na hora de comer as frutas foi a parte mais legal!", disse a Melina Nascimento, do Grupo 6. Já o Kauê dos Reis gostou de fazer as contas. "A parte mais legal foi comprar com o dinheiro!", contou.

Os pais das crianças aprovaram a ação. "Nós achamos a ação muito legal e incentivadora, Melissa chegou em casa relatando, achamos um ótimo trabalho", disse Elizabeth do Nascimento, mãe da Melissa. "Achei lindo e é importante trabalhar essa diversidade, pois algumas crianças não têm acesso a certos tipos de frutas. Elas ficaram felizes em poder comprar na feira", destacou Dayane Will, mãe da Laura.

Foto Divulgação
Dia de feira no CMEI Gilda de Athayde, em São Pedro
Foto Divulgação
Dia de feira no CMEI Gilda de Athayde, em São Pedro