O Banco de Alimentos Herbert de Souza e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Centro realizam a Oficina "Doce Afeto". O evento é voltado às famílias atendidas e acompanhadas pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Atendimento no Domicílio (SAD) do Cras Parque Moscoso. As oficinas, que começaram nesta terça (22) ocorrem também nesta quinta-feira (24) e nos dias 29 e 30 de julho.
De acordo com a coordenadora do Cras Centro, Danielli Silva Lima, a proposta é dar mais uma oportunidade às famílias de terem acesso a informações e, consequentemente, ter mais possibilidades de refletir a respeito da importância de uma alimentação saudável. "Vamos promover experimentação de práticas culinárias sustentáveis, a partir da fabricação de doces caseiros, sob a perspectiva do aproveitamento integral de alimentos", comentou ela.
Danielli ressaltou que a oficina é mais uma forma de contribuir para a autonomia e a qualidade de vida das famílias participantes. "A equipe do Banco de Alimentos vem para estimular a adoção de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, em consonância com as diretrizes de convivência da Proteção Social Básica e da nossa politica de segurança alimentar e nutricional", disse a coordenadora.
A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Secretaria de Assistência Social (Semas), Roseane Fernandes, reforçou a importância da abordagem do tema alimentação saudável de forma integrada: "este é mais um instrumento na promoção de momentos de convívio familiar em torno da preparação e consumo de refeições saudáveis. "No planejamento das atividades com as famílias, é possível fazer escolhas alimentares mais saudáveis e adotar hábitos alimentares mais conscientes", frisou Roseane.
Para secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, a busca das equipes tanto dos Sistemas Único da Assistência Social (Suas) quanto do Sistema Alimentar e Nutricional (Sisan) pela excelência no atendimento às famílias na garantia traz a importância do atendimento integral as famílias e refletindo no acesso aos direitos sociais. "Nossos trabalhadores entendem a transversalidade do tema. Por isso, há um grande empenho para atuação conjunta", disse Soraya.