Notícias

Coronavírus: coletores de lixo em Vitória vão usar máscara especial de proteção

Publicada em 15/05/2020, às 07h28

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Central de Serviços
Coletores usarão face shield
Máscara especial vai levar ainda mais proteção aos coletores no trabalho de coleta dos resíduos em Vitória

A partir da próxima segunda-feira (18), todos os coletores de lixo de Vitória passarão a usar a "face shield", máscara especial de proteção. As máscaras atuais serão substituídas para atender às normas vigentes de proteção contra a pandemia do novo coronavírus. 

"Não utilizaremos máscaras de pano ou TNT na coleta, porque, como eles têm uma atividade com vários movimentos físicos, demandando ajustes manuais constantes, além de atrapalhar a respiração, ocorre saturação rápida desses materiais durante o expediente. Junto com o constante contato com sacolas de lixo, inerente à atividade, mesmo que de luvas, o risco de contaminação por outros inúmeros agentes biológicos é muito grande", explicou o secretário executivo da Central de Serviços, Marcos Aranda.

Para proteção dos trabalhadores, além dos equipamentos de proteção individual de cada coletor, cada caminhão tem água e sabão para lavagem constante das mãos.

Além disso, o uso de máscara de pano é obrigatório no transporte ou deslocamento, quando não estiverem no serviço direto de coleta. 

População também pode ajudar

Cada morador de Vitória também pode ajudar a proteger esses trabalhadores. Alguns cuidados em relação ao descarte de resíduos podem ser tomados, ajudando a preservar as vidas de garis e coletores de lixo.

Uma das medidas recomendadas pela Prefeitura de Vitória é reforçar os sacos de lixo domiciliar para proteger os agentes de coleta do contato com material contaminado com o coronavírus.

Outra medida é separar em uma sacola extra, dentro do saco de lixo, possíveis resíduos contaminados, como lenços, máscaras, algodão e cotonetes.


Voltar ao topo da página