Mapa da obra na rua Moacyr Strauch, na Praia do Canto (ampliar)
Moradores e comerciantes da Praia do Canto e do Barro Vermelho, durante reunião na última terça-feira (27), decidiram por votação unânime (53 votos) pela paralisação da segunda etapa da obra de ampliação da rede de drenagem na rua Moacyr Strauch, na Praia do Canto, que prevê a construção do trecho da galeria entre a rua Jaime Martins e a rua da Grécia.
A obra será retomada no período das férias escolares. A reunião aconteceu na Escola Estadual Irmã Maria Horta, localizada na rua Aleixo Neto, na Praia do Canto.
A consulta pública foi uma sugestão do secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, em reunião com representantes das escolas da Ilha e Crescer e das academias Hangar e Ponto 1, que ficam na rua Jaime Martins, além das lideranças comunitárias dos bairros Praia do Canto e Barro Vermelho.
O pedido dos comerciantes era que a obra fosse paralisada até dezembro – período de férias escolares –, quando não há o fluxo intenso de veículos para embarque e desembarque de alunos nas duas escolas. Nessa etapa, haverá necessidade de interdição total desse trecho da rua Moacyr Strauch, única via de acesso à rua Jaime Martins.
Trânsito
Um estudo de tráfego na região apontou que a retenção no trânsito seria ampliada em até duas horas nos horários de pico, principalmente à noite. Diante da exposição da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura (Setran), que apontou a circulação de até 7 mil veículos nas proximidades do empreendimento, a plenária decidiu pela interrupção das obras.
Obra
A intervenção na rede de drenagem ampliará a capacidade de escoamento das águas das chuvas nas ruas da Grécia, Dom Pedro I, Jaime Martins e na própria Moacyr Strauch, onde há um ponto de lançamento das águas na baía de Vitória.
A obra de ampliação da galeria está prevista no Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU-2009), atualizado em 2016 pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que prevê obras de macrodrenagem em 29 das 98 bacias de drenagem da capital a curto, médio e longo prazos. Os recursos são provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
A obra foi iniciada em 20 de junho. A atual rede, com 60 centímetros de diâmetro, está sendo substituída por uma galeria com 1,50 metro de largura por 1 metro de altura. "Estamos cumprindo mais uma etapa do planejamento na área de drenagem urbana. A implantação dessa galeria na rua Moacyr Strauch vai permitir uma vazão mais rápida na rede de drenagem da rua da Grécia", explicou o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.
O trecho entre a baía de Vitória e a rua Jaime Martins (70 metros) já foi concluído. Nessa primeira etapa, uma máquina escavou a rua e células pré-moldadas foram instaladas para compor a galeria.
Na segunda etapa (trecho da rua Jaime Martins até a rua da Grécia), o serviço é o mesmo, mas existe uma rede de gás natural da BR Distribuidora instalada onde há necessidade de escavação.