Imprensa
Compromisso com a cultura: Vitória entregará comenda que canta a alma de Maurício de Oliveira
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A cidade de Vitória se vestirá de arte, brilho e emoção para celebrar e homenagear a cultura local com toda intensidade que merece: a entrega da Comenda Maurício de Oliveira, que ocorre no próximo dia 26 de agosto, em uma edição especial que celebra o centenário do mestre da música capixaba.
A partir das 19 horas, o palco do Teatro Sesi, que fica no bairro Jardim da Penha, será transformado em um espaço de reconhecimento, onde passado e presente se encontrarão na celebração da arte, da história e do talento. Um momento para lembrar que a cultura é viva, pulsante, e que nomes como Maurício de Oliveira continuam a inspirar gerações.
"Este ano, essa condecoração ganha contornos ainda mais especiais e significativos, pois celebra os 100 anos de um artista que se tornou símbolo de talento, dedicação e compromisso com a cultura. A comenda ilumina a trajetória de 12 personalidades que, com sua arte e pensamento, enriquecem o cenário cultural. São produtores, músicos, escritores e pensadores que carregam o nome de Maurício em cada gesto criativo", declarou o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.
A realização da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Cultura (Semc), reconhecerá e valorizará 12 nomes capixabas de destaque no cenário da cultura no município de Vitória, no Espírito Santo e até mesmo no Brasil.
Os nomes dos agraciados foram anunciados na tarde desta terça-feira (5) no palácio Jerônimo Monteiro pela comissão formada especificamente para esse fim.
A comissão de análise foi composta, de acordo com o decreto municipal nº 14.817/2010, por seis membros, sendo três representantes do poder público municipal e três representantes da sociedade civil, com nomes divulgados no último dia 10 de junho no Diário Oficial do Município de Vitória.
Confira os nomes dos homenageados:
1. Elaine Augusta
2. Instituto Serenata d'Favela
3. José Augusto Loureiro
4. Kika Carvalho
5. Paulo Fernandes
6. Renato Casanova
7. Renato Saudino
8. Rodrigo Aragão
9. Saulo Ribeiro
10. Stael Magesck
11. Viviane Mosé
12. WB Produções

Maurício de Oliveira
A comenda Maurício de Oliveira foi instituída por meio de decreto municipal como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro que completaria 100 anos em 2025.
Nascido e criado à beira da Praia do Suá, Maurício transformou seu amor pelo violão em uma jornada que ultrapassou fronteiras e marcou para sempre a história musical do Espírito Santo e do Brasil. Teceu sua vida com a música do instrumento, ensinada pelo irmão e refinada pelo mundo, com prêmios e reconhecimento que cruzaram fronteiras. Seu talento reverbera como um hino à dedicação, à competência e à paixão pela cultura -- um legado que inspira e ilumina a arte em Vitória até hoje.
Recebeu no decorrer de sua vida inúmeros prêmios entre os quais se destacam o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, na Polônia e o prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.
Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários músicos da capital e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo.
Após seu falecimento, em 2009, a Faculdade de Música do Espírito Santo passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira".