Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Ciclistas comemoram construção de pista de bicicross em Jardim Camburi

Publicada em | Atualizada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Acervo pessoal
Pista de bicicross no Parque Zé da Bola
Ciclistas já ocupam espaço do Parque Zé da Bola onde foi construída uma pista de bicicross

Os amantes do ciclismo comemoram a construção da pista de bicicross do Parque Zé da Bola, no final da praia de Camburi. Proposta pela federação que representa a modalidade no Estado, ela tem 220 metros de comprimento, com três retas, duas curvas e cerca de 20 obstáculos. 

A construção da pista, que integra a primeira etapa do Parque Zé da Bola, passou por avaliação e aprovação de moradores em duas reuniões realizadas pela Prefeitura com a comunidade, nos meses de abril e maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivacqua, em Jardim Camburi. 

A largura da pista, construída em barro e com asfaltamento na largada e nas curvas, varia entre 4 e 8 metros. O morro da largada possui 11 metros de largura e 4 metros de altura. O local é mais um espaço que estimula a prática de atividades físicas e esportes na capital.

O projeto é comemorado pelos ciclistas. Representante da Federação Espírito Santense de Ciclismo, Carlos Eduardo de Lima destacou que os atletas capixabas não tinham um espaço apropriado para a prática de bicicross. "Os atletas de bicicross não possuíam uma pista adequada para realizar os treinos, sejam eles recreativos ou voltados para o alto rendimento, tendo em vista que o bicicross é uma modalidade olímpica. Os atletas mais experientes, juntamente com a Federação Espírito Santense de Ciclismo, estão conversando agora para elaborar o projeto da escolinha para possibilitar novas descobertas de atletas e ajudar a fomentar o esporte".

Ele complementou: "Eu mesmo, que iniciei no bicicross em 1999, havia parado e só voltaria a treinar depois da construção da pista. Também existem diversos atletas das antigas que estão parados, mas que pretendem voltar por causa da pista. Quando comecei, existiam várias pistas de bicicross no estado e existia também o campeonato estadual", lembrou Carlos Eduardo, de 34 anos e que trabalha como projetista mecânico.

Acervo pessoal
Wellington bicicross
Wellington Costa é praticante de bicicross e diz que a pista será propícia para a prática da modalidade

Wellington Costa de Farias tem 31 anos e pratica o bicicross desde os 12. Morador de Jardim Camburi, ele destacou que a pista vai beneficiar os atletas e a comunidade local. "Essa pista será ideal para quem pratica o esporte e compete oficialmente, além de ser mais um espaço de esporte e lazer para os moradores". 

Gestão compartilhada

"O projeto do Parque Zé da Bola foi consolidado com a comunidade de Jardim Camburi, dentro do modelo de gestão compartilhada. Os moradores também puderam as suas contribuições. A pista foi uma proposta da federação e faz parte da primeira etapa do parque, sendo construída com recursos próprios da Prefeitura", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro. 

Zé da Bola

O Parque Zé da Bola, que ocupará uma área de 18 mil m², está sendo feito por etapas. Uma grande praça será construída, como extensão do calçadão, criando uma aproximação gradativa com a areia e a mata, permitindo a convivência de vários usos diferentes. O local terá campo de futebol com grama natural e arquibancadas. Um dos espaços de mil m² mais esperados é o Skate Plaza, com pista, rampas e obstáculos para skatistas. 

Além desses atrativos, o parque terá playground, pergolados com bancos, jardins variados e espaços livres para usos diversos.

Drenagem

Para acabar com a retenção de água nos períodos de chuva, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou nesta última quinta (17) um trabalho de drenagem na pista. Para isso, instalou tubos que vão transportar a água para o subsolo, fazendo com que ela seja absorvida pela areia. Além disso, será plantada grama entre as rampas para evitar a emissão de poeira. 

História

Em Vitória, foi construída uma pequena pista de bicicross no Parque Tancredão, na década de 1990. A pista era intensamente utilizada e foi palco de diversos campeonatos locais. Hoje, há alguns locais compartilhados entre skates, patins e bikes, no Tancredão, na praia de Camburi, na praça dos Namorados e na praça Misael Pena, todos adequados para a modalidade de esporte freestyle. Já o racing é praticado em pistas de barro com rampas, curvas e obstáculos.