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Centros de Referência de Assistência Social terão protocolo único de atendimento

Publicada em 30/06/2022, às 19h05 | Atualizada em 01/07/2022, às 08h49

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência
Apresentação do protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência Social. (ampliar)
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Protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência
Apresentação do protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência Social. (ampliar)

A Secretaria  Municipal de Assistência Social (Semas) apresentou, nesta quinta-feira (30), um protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória.

A Gerência de Atenção à Família (GAF) elaborou este instrumento para alinhar informações já presentes na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), qualificar o Trabalho Social com as famílias do município, priorizando o atendimento coletivo, com um levantamento situacional. Após o acolhimento da família e o levantamento do diagnóstico situacional, ela será direcionada para melhor ação dentro do Cras.

A gerente de Atenção à Família da Semas, Cremilda Astorga, explicou que o protocolo é um aprimoramento do atendimento já realizado nos Cras. "Estamos qualificando ainda mais nosso trabalho, levando em consideração tudo o que preconiza as legislações da Assistência Social e as vivências das equipes até aqui".

O protocolo de atendimento vai nortear o trabalho das equipes para oficinas com famílias ou grupos, com diferentes eixos norteadores, como de acesso a direitos, de convivência familiar, territórios de vivência protagonismo e participação social.

Os Cras de Vitória possuem o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), principal serviço disponibilizado, e oferta de cadastro único e articulação com serviços de convivência.

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Grazielle Lorentz, destacou que o protocolo de atendimento dos Cras Vitória irá nortear o trabalho social com famílias, com encaminhamento a oficinas de acesso a direitos, território de vivências, protagonismo e participação social além de delimitar espaço para mobilização para a cidadania, acompanhamento pelo PAIF, visitas domiciliares e priorização do público com maior situação de vulnerabilidade do município, por meio de atendimento por profissionais da Assistência Social.

"O protocolo amplia o acesso das famílias ao serviço PAIF e todo programas da rede Suas", reforçou Grazielle.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz ressalta que o protocolo é um importante instrumento, construído a partir de diagnóstico e planejamento e sugestões de nossas equipes.  "Apostamos nele como importante instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social em Vitória", complementou Cintya.

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Protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência
Apresentação do protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência Social. (ampliar)
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Protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência
Apresentação do protocolo de atendimento familiar que será operacionalizado nos Centros de Referência de Assistência Social. (ampliar)

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