O Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) Centro vai ofertar acesso a computadores para os munícipes que participam de atividades de forma regular no local. Os equipamentos serão destinados ao estudo, à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades digitais, contribuindo para ampliar o acesso à tecnologia e promover o aprendizado de forma segura e responsável.
A coordenadora do Centro Pop Centro, Daniele Solano explicou que o uso dos computadores será supervisionado, garantindo o cumprimento das normas de convivência e o uso adequado dos equipamentos. Além disso, será disponibilizado suporte técnico e orientações básicas para auxiliar os usuários durante suas atividades.
A sala de informática do Centro Pop Centro contará com quatro computadores com acesso à internet, disponíveis para estudos e pesquisas dos usuários, sempre sob a supervisão de um educador social, durante todo o período de uso. Os sites de entretenimento e redes sociais serão bloqueados.
Danielle contou que será realizada uma triagem dos usuários interessados, e que a equipe organizará a distribuição dos horários para garantir que todos tenham acesso de forma justa e organizada. "Cada usuário terá direito a uma hora de uso por sessão, de manhã ou à tarde. O acesso aos computadores é exclusivo para estudos, pesquisas relacionadas à educação e desenvolvimento pessoal", enfatizou ela.
O Centro POP é uma unidade especializada no atendimento à população em situação de rua, cuja atuação deve estar alinhada às políticas públicas de saúde, educação, previdência social, trabalho, renda, moradia, cultura, esporte, lazer, segurança alimentar e nutricional.
Essas ações visam garantir direitos e promover impactos efetivos no fortalecimento da autonomia e potencialidades dessa população, apoiando suas trajetórias de vida. As metodologias adotadas no Centro POP de Vitória seguem o decreto 7.053/2009, que assegura a defesa dos direitos e promove o protagonismo e a cidadania dos usuários. A
Soraya Mannato, secretária de Assistência Socia de Vitória, frisou que a capital está intensificando as ações para promover a inserção dos munícipes que se encontram em situação de rua no mundo do trabalho. "A abertura desta sala de informática vai ao encontro das atividades desenvolvidas pelo Acessuas Trabalho (projeto vinculado à Gerência de Atenção à Família da Semas) de capacitação e preparação para as vagas de emprego disponibilizadas pelo Sine", complementou Soraya.