Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carreta Oftalmológica volta a realizar atendimentos no Tancredão

Publicada em | Atualizada em

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Thyago Oliveira
A expectativa é que até o dia 9 de agosto sejam atendidos, aproximadamente, 3 mil pacientes
Carreta oftalmológica volta a atender no Tancredão
Thyago Oliveira
Carreta oftalmológica volta a atender no Tancredão
A expectativa é que até o dia 9 de agosto sejam atendidos, aproximadamente, 3 mil pacientes.

Com o objetivo de realizar 150 mil atendimentos por ano, a Unidade Móvel de Saúde voltou a ofertar consultas e exames oftalmológicos nesta segunda-feira (21), no Tancredão.

A expectativa é que até o dia 9 de agosto sejam atendidos, aproximadamente, 3 mil pacientes que estão agendados e que foram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município.

O objetivo da ação é promover acesso humanizado à saúde, aproximando os serviços da população e contribuindo para diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes, além de diminuir a fila de espera para atendimentos oftalmológicos.

Ana Luiza Alves de Oliveira, de 13 anos, moradora da capital, foi ao local acompanhada da avó, Azezilda de Oliveira, 60, para realizar um exame de vista que foi encaminhado pela escola da menor, e a partir disso o agendamento foi feito. "A minha escola que recomendou o meu exame, estou tendo muita dificuldade para enxergar e isso me atrapalha na escola", destaca Ana Luiza.

Otávio Liberato da Silva, de 80 anos, agendou o atendimento por meio da sua unidade de Saúde, que fica no Bairro Jabour. "Tenho problemas de visão, meus olhos queimam muito, minha vista fica escurecida e às vezes aparecem manchas pretas, amarelos ou verdes na minha visão. Compro colírios para aliviar o incomodo, mas é por pouco tempo."

A Secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destaca a importância da agilidade e da acessibilidade no atendimento à população, ressaltando a diferença que essa ação gera na vida das pessoas. "Ter visão, enxergar, é fato fundamental para que as pessoas possam se cuidar, terem autonomia e qualidade de vida. Por isso, entendemos o quanto esse trabalho é importante para a população", afirma.

A ação é uma parceria de contrato entre a Semus e o Instituto Luz para a Vida no valor de R$ 3,3 milhões, que prevê a oferta de 149.923 procedimentos oftalmológicos em um ano, entre eles biomicroscopia, tonometria, potencial de acuidade visual e outros exames essenciais para avaliação da saúde dos olhos.

Olhar Vitória

O município conta com o programa Olhar Vitória, por meio do qual os estudantes da rede municipal de ensino, com alterações visuais identificados por meio do Teste de Snellen ou por observação de sinais e sintomas sugestivos de alterações visuais, são encaminhados para consulta oftalmológica.

Após a consulta oftalmológica, o estudante com a prescrição dos óculos, é encaminhado para a ótica contratada pelo município.

Como ter acesso?

O munícipe que necessita de consulta com oftalmologista deve ir até a Unidade de Saúde de sua referência. Após avaliação médica, se necessário, será encaminhado ao especialista.

Os atendimentos na Carreta Móvel acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e atenderá exclusivamente pacientes já agendados pela Central de Regulação da Semus.

A Carreta Oftalmológica estará fixa no estacionamento do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, localizado no Bairro Mário Cypreste, em Vitória, do dia 21 de julho até o dia 9 de agosto.