A Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) foi convidada a participar do evento promovido pelo Governo Federal a fim de auxiliar na construção de uma nova metodologia de para capacitação de entrevistadores do Cadastro Único - CadÚnico, em caráter híbrido. o encontro ocorre em Brasília.
Representando a Semas, estão as técnicas Flavia Loureiro Barboza e Alzenete Pereira Ruas, que atuam na Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB) da secretaria. A coordenadora da CTRB, Fernanda Ferreira, explicou que as técnicas terão a oportunidade de participar de uma oficina presencial complementar ao curso online de Entrevistadores do CadÚnico destinada aos trabalhadores.
"A iniciativa foi suscitada pela equipe técnica do setor que avaliou algumas inconsistências no curso on line, como por exemplo: Instabilidades no sistema; ausência de exercícios práticos, ocasionando insegurança na atuação dos profissionais, dificuldade de assimilação de alguns conteúdos, considerando a complexidade das informações, entre outras", explicou ela.
Flávia destacou que proporcionar um momento presencial com os entrevistadores possibilitou aprofundar conhecimentos específicos e discutir conceitos e campos complexos de preenchimento do Cadastro Único.
A gerente de Atenção à Família, área responsável pelo gerenciamento do sistema de Cadúnico, Cremilda Astorga, explicou que todos os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) Vitória, responsáveis pelo preenchimento dos dados, passaram passaram pela Capacitação que foi uma preparação para atuação enquanto entrevistadores de Cadastro único. "Em média, são realizados, mensalmente, 361 novos registros de CadÚnico e 1.240 atualizações", disse Cremilda.
Em Vitória, 1/3 da população está cadastrada no CadÚnico. Deste total, 37.145 famílias estão com a sua situação em dia; 9.928 famílias precisam fazer atualização dos seus dados, considerando os dados atualizados até 12/06/25.
Soraya Manato, secretária de Assistência Social de Vitória, disse reconhecer a importância da melhoria do sistema para garantir que todas famílias em vulnerabilidade tenham acesso a direitos e benefícios que contribuam para que saiam da linha de pobreza. "O CadÚnico é o melhor sistema de mapeamento das famílias que precisam acessar a Assistência Social. Este sistema assegura que nenhuma família fique de fora das políticas públicas para que sejam atendidas em sua integralidade", enfatizou ela.