Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Arraiá do SOE leva saúde e bem-estar para a comunidade de Jardim Camburi

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Arraiá do SOE da Unidade de Saúde de Jardim Camburi leva saúde e bem-estar para a comunidade
Aula temática do SOE da Unidade de Saúde de Jardim Camburi.

Agosto chegou, mas as festas típicas do meio do ano ainda não acabaram. Ao menos não para os participantes do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) ligado à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Camburi. Por isso, nesta segunda-feira (4), aproximadamente 100 munícipes se reuniram na quadra anexa à UBS para uma aula temática de "festa agostina". Ao som de músicas sobre fogueiras, amores e vida caipira, os munícipes mostraram que atividade física faz tanto bem para a saúde do corpo quanto para a saúde da alma.

Dentre tantos participantes estava a moradora de Jardim Camburi, Patrícia Muniz, 41 anos, que começou a participar das atividades do SOE há apenas 15 dias, por orientação médica. Ela afirma que o fato de as aulas serem pela manhã permite que isso não prejudique sua rotina e ela consiga participar todos os dias. "As aulas são animadas, os exercícios, apesar de simples, fazem eu sentir que meu corpo está sendo trabalhado! Além do fácil acesso, não precisamos pagar nada e ainda ficamos num ambiente muito acolhedor graças à professora e às pessoas", afirmou.

Quem também aproveitou a aula temática para se exercitar e se divertir foi Maria Helena de Queiroz Batista, 88 anos, provando que o SOE é para todas as idades. Participando das atividades do Serviço há cerca de cinco anos, Maria Helena afirma que o segredo para a longevidade saudável é buscar ajudar as pessoas e fazer amigos. "O SOE daqui de Jardim Camburi é uma maravilha! É onde fazemos amizades e vivemos mais um pouco. Eu amo vi pra cá, não falto, é a vida da gente estar aqui", declarou.

Foto Divulgação
Arraiá do SOE da Unidade de Saúde de Jardim Camburi leva saúde e bem-estar para a comunidade
Aula temática do SOE da Unidade de Saúde de Jardim Camburi.

Alberto Pimentel, 79 anos, que participa há aproximadamente sete anos do SOE da UBS de Jardim Camburi, também elogiou muito a aula temática e a criatividade da professora Gê. "Isso aqui é melhor que academia. Nós temos homens e mulheres com mais de 80 anos demonstrando estar em plena jovialidade. A atividade física nos ajuda a vencer o tempo e o melhor remédio pra ter saúde. Como ex-jogador de futebol, afirmo que a professora Gê nos faz praticar os melhores exercícios físicos conhecidos. Além disso, temos os amigos que fazemos aqui e toda a energia da professora pra nos motivar em todas as aulas. Esse grupo aqui é a melhor coisa e quem puder, precisa vir participar", afirmou.

Além das danças, os participantes levaram lanches típicos e promoveram atividades como pescaria, jogo da lata e brincadeiras como colocar o rabo no burro.

Para a educadora física Gê Quintão, a participação em eventos como esse trazem inúmeros benefícios para a saúde. "Além de colocar o corpo para se exercitar, essa festa promove a socialização, o bem-estar e o lazer especialmente para as pessoas idosas. Tudo isso contribui para aliviar tanto sintomas físicos como também para doenças como depressão e ansiedade. Dançar é uma atividade física importante", aponta.

Foto Divulgação
Arraiá do SOE da Unidade de Saúde de Jardim Camburi leva saúde e bem-estar para a comunidade
Aula temática do SOE da Unidade de Saúde de Jardim Camburi.

Serviço de Orientação ao Exercício

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) está presente em 29 unidades e também em 15 módulos que são distribuídos em diversas regiões da capital. O SOE tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT´s), através de ações de cuidado em saúde que promovam o aumento do nível de atividade física, a produção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.

O serviço conta com profissionais de Educação Física que atuam com ofertas de práticas corporais/atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde desenvolvidas de forma integrada com as equipes das Unidades Básicas de Saúde de referência, sendo orientadas pelo perfil epidemiológico e necessidades sanitárias de cada território.