Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Agosto Azul e Vermelho: campanha alerta sobre doenças vasculares e a importância da prevenção

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Unicamp
Acidente Vascular Cerebral

A campanha Agosto Azul e Vermelho visa conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e o tratamento de doenças que afetam as veias e as artérias do corpo. Essa estratégia é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), que escolheu o nome em virtude das cores usadas para representar as veias (azul) e as artérias (vermelho).

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional Espírito Santo (SBACV-ES) destaca um conjunto heterogêneo de enfermidades que, quando não diagnosticadas e tratadas precocemente, podem evoluir para complicações graves como embolia pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e amputações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares continuam liderando as estatísticas de mortalidade global. Embora o infarto e o AVC sejam mais amplamente discutidos, as doenças vasculares periféricas ainda são subestimadas, apesar de seu alto impacto funcional e social.

Indivíduos com histórico de diabetes, colesterol elevado ou pressão alta, além de pessoas na família de alguma dessas doenças precisam ficar atentas.

A prática de hábitos saudáveis podem auxiliar na prevenção: não fumar, fazer atividades físicas com frequência, dormir bem, controlar o estresse e o colesterol e manter uma alimentação equilibrada.

Prevenção

Em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estimula de várias formas a adoção de um estilo de vida mais saudável entre os munícipes. Para incentivar a prática de atividades físicas por meio do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), presente nas 29 UBS e em 15 módulos distribuídos em diversas regiões da cidade.

Para o grupo de pessoas diagnosticadas com diabetes ou hipertensão arterial, a Semus oferta atendimento e acompanhamento multiprofissional em todas as unidades de saúde com acesso a medicamentos, exames laboratoriais e equipamentos para monitoramento como glicosímetros, tiras de teste e lancetas.

Para garantir a continuidade do cuidado, todas as informações dos pacientes são registradas em um sistema informatizado, e atividades educativas são oferecidas para fornecer orientações importantes a cerca dos cuidados necessários para o controle dessas doenças. E em casos necessários, são realizados encaminhamentos para especialistas no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou outros serviços.

Além disso, quem deseja parar de fumar pode buscar ajuda em sua unidade de saúde local, onde terá acesso ao Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT). Esse serviço segue o modelo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e combina aconselhamento estruturado com apoio medicamentoso (quando indicado nos critérios), para ajudar a superar o vício.