Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Ação educativa envolve e sensibiliza estudantes do ensino fundamental

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Papo de responsa
Projeto Papo de Responsa. (ampliar)

Promover junto aos 140 estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, que fica no bairro Ilha de Santa Maria, reflexões sobre convivência familiar, escolhas, prevenção à violência, sonhos, projeto de vida e perspectivas para o futuro. Esse é o objetivo do "Projeto Papo de Responsa", desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES).

A ação ocorreu por meio de uma palestra realizada pelos policiais, envolvendo os estudantes, que aproveitaram a oportunidade e fizeram perguntas e indagações aos palestrantes, participando ativamente da dinâmica.

A estudante Lara Fernandes, do 9º ano, aprovou a palestra. "Foi uma ação muito importante para conscientizar todos os colegas que estão precisando de ajuda para refletirem sobre o futuro", disse. Arthur Paiva, também do 9º ano, acredita que foi uma ótima experiência para a turma. "Achei a ação inspiradora, e certamente foi para os meus colegas também. É importante, pois esse tipo de trabalho social direciona aqueles que não possuem bons exemplos para seguir", afirma.

A diretora da unidade de ensino, Suelen Biazi, explica os benefícios da iniciativa para os estudantes. "Foram trabalhados temas que envolvem a realidade vivenciada pela maioria dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E, nesse contexto, os palestrantes conversaram sobre a importância de fazer boas escolhas que irão impactar o futuro desses adolescentes. Os estudantes são engajados em sua maioria e participaram ativamente", contou.

Foto Divulgação
Projeto Papo de Responsa na Emef Padre Anchieta
Projeto Papo de Responsa.

Projeto de Vida

A professora de geografia Valquíria Aciole da Silva pretende aproveitar a oportunidade com os temas em pauta e retomar em sala de aula aspectos em relação às escolhas e oportunidades que podem ser potencializadas, por meio de atividades e dinâmicas nas aulas da disciplina de Projeto de Vida. Ela conta que quando são realizadas conversas sobre escolhas, em geral, os estudantes se engajam nas atividades.

"Considero significativa a oportunidade dos agentes de segurança pública falarem sobre assuntos pertinentes aos estudantes. Foi um momento de esclarecimentos da perspectiva dos palestrantes sobre a possibilidade de caminhos diferentes que podem ser trilhados", avalia.

Papo de Responsa

O Papo de Responsa é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência. Para isso, policiais civis visitam escolas e centros comunitários, realizando palestras em forma de bate-papo.