Notícias

Gabinete Itinerante discute gestão da cidade com moradores da Grande Maruípe

Publicada em 15/04/2014, às 12h06 | Atualizada em 16/04/2014, às 13h31

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Gabinete Itinerante - Maruípe
Moradores da Grande Maruípe participaram do Gabinete Itinerante na Casa do Cidadão

A gestão da cidade foi mais uma vez discutida diretamente com a população na 7ª edição do Gabinete Itinerante, que aconteceu na região da Grande Maruípe, na noite desta segunda-feira (14), no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Casa do Cidadão, em Itararé.

Cerca de 150 moradores de Andorinhas, Bonfim, Itararé, Joana D’Arc, Maruípe, Da Penha, Santa Cecília, Santa Martha, Santos Dumont, São Benedito, São Cristóvão e Tabuazeiro discutiram assuntos ligados diretamente a seus bairros, como obras da avenida Leitão da Silva e a implantação do BRT (corredor exclusivo para ônibus), a sinalização da rua das Palmeiras e a conclusão das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacy Alves Fraga e da macrodrenagem da Grande Maruípe.

"A obra de duplicação da avenida Leitão da Silva é um convênio da Prefeitura de Vitória com o Governo do Estado, onde será construída uma ciclovia. Essa é a primeira obra do BRT em Vitória e cria condições de tráfego para a avenida Reta da Penha", explicou o prefeito Luciano Rezende.

"Detinha", representante do grupo Ciclistas Urbanos Capixabas, informou que, pelo projeto apresentado pelo Governo do Estado, a ciclovia na Leitão da Silva não será mais no meio da avenida, mas na calçada à direita (no sentido Sul-Norte), enquanto a maioria dos usuários precisa acessar os bairros pelo lado esquerdo. O prefeito pediu detalhamento da proposta do grupo para levar ao Governo.

Depois, ele explicou o andamento das obras de sinalização das ruas Marins Alvarino, Palmeiras e Robert Kennedy, que ficam no bairro Itararé. As intervenções de sinalização e construção de canteiros acontecem em função das obras de macrodrenagem da Grande Maruípe. "Vamos terminar de sinalizar ainda as ruas nas proximidades de todas as escolas da rede municipal", disse o prefeito.

Matérias relacionadas

Prefeitura anuncia novidades para unidade de saúde, escola e campo do Lolão

Gabinete Itinerante recebe exposição de projetos realizados na US São Cristóvão

Ensino

Em seguida, o prefeito Luciano Rezende falou das obras de ampliação do Cmei Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro, que hoje atende 215 crianças, e, com sua conclusão, atenderá 540. "A Prefeitura de Vitória investe hoje 30% em educação. Em 2013, oferecemos 600 novas vagas. Este ano, vamos ofertar 890 vagas e mais 1,3 mil vagas em 2015 e 2016. Nossa meta é criar vagas para todas as crianças", disse.

Wesley Pimentel, representante do bairro Bonfim, questionou o atraso nas obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim. O prefeito disse que as 11 desapropriações para a intervenção só foram concluídas em novembro de 2013. Além disso, a empresa que fazia a obra desistiu do empreendimento. Assim, uma nova licitação será concluída em 80 dias e a obra será retomada em setembro.

Horto

O morador pediu ainda a abertura do portão do Horto Municipal de Maruípe pela rua Antônio José Cardoso. O prefeito explicou que há um projeto em andamento para abrir o portão em um local próximo ao antigo em função da declividade do antigo local.

Lixo e campo

Yuri Barichivich
Gabinete Itinerante - Maruípe
Prefeito Luciano Rezende ouviu propostas dos moradores e anunciou ações desenvolvidas pela administração municipal na região

Questionado sobre o depósito de lixo em alguns pontos da cidade, o prefeito Luciano Rezende disse que vai encaminhar para a Câmara Municipal uma legislação ainda mais dura para punir os infratores. "Nossa proposta é punir o infrator por quilo de lixo depositado irregularmente na rua", disse.

Eder Peixoto, representando as equipes de futebol que usam o campo do Lolão, no Parque Barreiros, destacou que o campo foi entregue sem os vestiários. O prefeito respondeu que as obras para a construção desse equipamento no local serão iniciadas em 60 dias.

A praça Santa Martha, que não está concluída, depredação da iluminação pública no calçadão de Andorinhas, a reforma geral no calçadão de Mangue Seco, assim como a vistoria de um muro de contenção no bairro e o pedido de mão única para a rua das Palmeiras, no bairro Itararé, foram outras questões levantadas pelos moradores.

Gabinete

O Gabinete Itinerante já se tornou uma marca da atual gestão. O prefeito lembrou que a quantidade de audiências solicitadas no gabinete que fica na sede da Prefeitura de Vitória o impede de atender a todos. Daí a criação desse modelo, que é a oportunidade de o prefeito, acompanhado de todos os secretários, vereadores e líderes comunitários buscarem soluções em conjunto para problemas comuns.

O Gabinete Itinerante já passou pelas seguintes regiões: Centro, Jardim Camburi, Grande São Pedro, Praia do Canto, Grande Goiabeiras e Jardim da Penha.


Voltar ao topo da página