Notícias

Gabinete Itinerante recebe exposição de projetos realizados na US São Cristóvão

Publicada em 15/04/2014, às 15h34

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Gabinete Itinerante - Maruípe
Projetos "Jardim Terapêutico" e "Oficina de Talentos" foram expostos no Gabinete Itinerante da Grande Maruípe

O Gabinete Itinerante da Grande Maruípe, realizado nesta segunda-feira (14), no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, recebeu a exposição dos projetos "Jardim Terapêutico" e "Oficina de Talentos". Promovidos por profissionais da Unidade de Saúde de São Cristóvão, em Tabuazeiro, os projetos são destinados a pacientes em acompanhamento de saúde mental e gestantes adolescentes.

Iniciado em novembro do ano passado, o projeto "Jardim Terapêutico" tem como finalidade a agregação de valores e conhecimentos popular e científico de forma a oferecer o uso de plantas medicinais como recurso terapêutico, como explica a autora, Patricia Hulla.

"Percebemos que o cultivo de plantas medicinais é comum na região. Dessa maneira, o projeto contribui para o uso racional de plantas medicinais e seus benefícios enquanto recurso terapêutico para melhoria da qualidade de vida e saúde", disse.

Já o projeto "Oficina de Talentos" tem como objetivo ofertar meios para que os participantes desenvolvam trabalhos manuais, além de contribuir para a integração do convívio social. Durante os encontros, que são realizados quinzenalmente, o participante é estimulado a trocar de saberes, sendo ofertadas atividades propostas por eles próprios.

"Nesse projeto, os participantes são estimulados a buscar junto aos familiares algum saber ou até mesmo material que possa ser reciclado e utilizado nas oficinas. Além disso, há uma intensa troca de experiências, o que possibilita aos participantes momentos de reflexão que trazem à tona questões bastante particulares, sendo tratadas por todos como algo natural", explicou Hulle.


Voltar ao topo da página