Secretaria de Meio Ambiente
- O que faz
- Acervo bibliográfico
- Ações educativas para coleta seletiva
- Áreas de proteção de manguezal
- Balneabilidade das Praias
- Campanha Praia Limpa
- Captação para Projetos Ambientais
- Centro do Projeto Tamar
- Centros de Educação ambiental
- Conselho de Meio Ambiente
- Disque-Silêncio
- Espaço Baleia Jubarte
- Estação Ilha do Lameirão
- Fiscalização de Esgoto
- Hora do Planeta
- Licenciamento e fiscalização ambiental
- Mangueando na Educação
- Manutenção de Áreas Verdes
- Paisagismo de áreas verdes
- Parque Mangue Seco
- Parques
- Plano Municipal de Coleta Seletiva
- Plantio e poda de árvores
- Pracão
- Praias
- Projeto Lua Cheia
- Trilhas na Gruta da Onça
- Vitória + Verde
- Viveiro de plantas medicinais
Prefeitura fiscaliza obras contratadas que têm impacto ambiental
A Prefeitura de Vitória fiscaliza as obras contratadas visando a garantir o cumprimento das condicionantes ambientais, reduzir os impactos negativos. Devido ao fato de causarem impactos no meio ambiente, essas obras possuem licença ambiental, atendendo à legislação ambiental do município, principalmente às leis 4.438/1997 (Código Municipal de Meio Ambiente) e 9.795/2021 (Regulamenta o Licenciamento Ambiental, a Avaliação de Impactos Ambientais e o Cadastro Ambiental).
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) é responsável pela fiscalização. Ela acompanha, por exemplo, os processos ambientais junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e ao Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal do Espírito Santo (Idaf), bem os processos de cessão de áreas junto a Gerência Regional de Patrimônio da União e Capitania dos Portos.
A Semob vem modificando os seus procedimentos, inclusive na fase de contratação, com vistas a atender à legislação ambiental no que diz respeito ao licenciamento ambiental dos empreendimentos, a realização dos estudos ambientais e o acompanhamento de sua implantação.
As empresas contratadas são orientadas a cumprir as normas legais, as condicionantes ambientais do licenciamento e adotar medidas de controle ambiental na execução das obras, como, por exemplo, o correto acondicionamento e destinação final dos resíduos sólidos, ruídos, poeiras e lançamento de efluentes líquidos gerados nas obras.
Veja mais
Última atualização pela SEMMAM em