Notícias

Vitória investe em tecnologia e oferta serviços digitais para o cidadão

Publicada em 02/09/2022, às 18h05 | Atualizada em 02/09/2022, às 18h09

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Jansen Lube/PMV
Semana do Consumidor aplicativo do Procon
Aplicativo Procon Online garante agilidade no atendimento ao cidadão. (ampliar)

Agilidade e eficiência. A Prefeitura de Vitória oferta 91 serviços públicos digitais para o cidadão. Desse total, 66 podem ser acessados no Portal de Serviços do site da PMV. E a meta é ampliar ainda mais essas facilidades.

No início de 2022 foi realizada a licitação para contratação de prestação de serviços para manutenção/ampliação de oferta de serviços nos Aplicativos VitoriaOnline e no ProconOnline.

Para o aprimoramento, atualização e novas funcionalidades do aplicativo VitoriaOnline, foi assinado o contrato de prestação de serviços nº 204/2022, sendo possível atender demandas para o respectivo aplicativo.

Para o aplicativo ProconOnline foi assinado contrato de prestação de serviços nº 289/2022 pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Desde o início da implantação já foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões no projeto.

No momento, a Subsecretaria de Tecnologia da informação (Semfa/Sub-TI) auxilia tecnicamente a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) na elaboração de Termo de Referência, para o desenvolvimento do aplicativo Táxi Vitória.

Leonardo Silveira
Placa indicativa de Área de Internet Livre no Parque Municipal da Fazendinha

Moradores e visitantes da capital contam com acesso à Internet de qualidade

A Prefeitura de Vitória trabalha para garantir a moradores e turistas uma rede ainda mais ampla de acesso à internet. As redes Wi-Fi públicas VitoriaOnline e ProconOnline contam com 1.215 rádios Wi-Fi, com uma cobertura de 395 locais públicos e aproximadamente 471.200 usuários cadastrados. Em 2021, o sistema registrou uma média diária de 14.389 conexões à rede Wi-Fi pública.

Está em andamento projeto para incluir rádios Wi-Fi em todas as 24 feiras livres de Vitória, bem como ampliar a cobertura da rede nos parques e prédios públicos da cidade.

A velocidade da navegação também foi contemplada e recebeu ampliação de 2 Mbps para 8 Mbps por usuário.

Está em fase de elaboração de Termo de Referência e Prova de Conceito (PoC) para melhoria da solução de autenticação (Hot Spot) da rede pública e corporativa de Wi-Fi.

"É compromisso da atual gestão permitir o acesso de moradores e turistas à Internet ", afirma o secretário de Fazenda, Aziz Xavier Beiruth.

Desde o início da implantação já foram investidos cerca de R$ 36,2 milhões no projeto.


Voltar ao topo da página