Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória celebra o Dia Nacional dos Agentes de Saúde e de Endemias

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Agentes de combate às endemias visitaram quase 700 imóveis
Agente de combate a endemias visita residência em Vitória.

Neste sábado (04), é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE). A data tem o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho desses profissionais que atuam diretamente nos cuidados e serviços de saúde dos moradores de Vitória.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizam o contato direto com as famílias, acompanhando de perto as condições de vida e a saúde da comunidade, oferecendo auxílio no acesso aos serviços de atenção básica. Já os Agentes de Combate às Endemias (ACE) são responsáveis pelo trabalho de vigilância e prevenção, com foco no controle de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

A atuação desses profissionais facilita a conexão entre a comunidade e a rede municipal de saúde, se tornando assim, peças fundamentais no que se refere ao cuidado e ao compromisso de cuidar de pessoas.

Esta data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007 e a Lei nº 13.059/2014 para homenagear esses profissionais, que são essenciais para a atenção básica e a saúde pública do país.

Divulgação Semus
Agentes de Saúde utilizam tablets em visitas domiciliares
Agentes de Saúde realiza visita domiciliar. (ampliar)

Investimentos

Em Vitória, tanto os Agentes Comunitários de Saúde, quanto os Agentes de Combate às Endemias, utilizam tablets especialmente configurados para suas atividades de rotina. 

Dessa forma, a atualização dos cadastros dos munícipes em suas Unidades Básicas de Saúde de referência, realizada pelos ACS passou a ser mais prática, evitando o retrabalho e o consumo de papel.

Já o uso de tablets pelos Agentes de Combate às Endemias permite que eles possam cadastrar os imóveis do município e, a cada visita, registrar digitalmente os depósitos com água parada inspecionados, informando também os que foram tratados, onde foram encontrados focos e, assim, condensar essas informações por meio de relatórios. Com a informatização do trabalho de campo, os imóveis de risco agora são georreferenciados formando um mapa com pontos críticos e permitindo mais celeridade às ações de combate às arboviroses.