Pacientes podem fazer o agendamento online de vacinas nas unidades de saúde da capital
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem investido cada vez mais em ferramentas e tecnologias com o objetivo de melhorar o acesso da população aos serviços da rede. Por isso, apenas neste ano, a Semus inovou na forma de acesso a dois deles: "agendamento on-line de vacinas" e "Minha Especialidade".
Desde junho, quem precisa tomar alguma vacina pode agendar sua ida até uma das 28 unidades de saúde de Vitória, escolhendo o dia e o horário, sem precisar enfrentar filas ou esperar a vez para ser imunizado. Outro benefício que o agendamento online das vacinas trouxe foi a possibilidade de otimizar doses, evitando perdas e contemplando um maior número de pessoas.
Outro serviço que foi otimizado foi o acompanhamento das solicitações de especialidades. Com o "Minha Especialidade", o munícipe pode verificar se a consulta e o exame especializado já foram agendados ou ainda estão sob análise, se foram encaminhados à rede estadual e se dependem de exames.
Imagem divulgação
Usuários da rede pública de saúde de Vitória podem acompanhar e ver todo o andamento das suas solicitações para especialidades (ampliar)
Por meio desse dispositivo, o morador também pode atualizar seus dados, como endereço e telefone de contato. Antes dessa ferramenta, o munícipe precisava ir até sua unidade de referência para obter essas informações ou atualizar seu cadastro.
Tecnologias
A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, ressalta que o uso de tecnologias na rede municipal - criadas em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) - busca humanizar o sistema de saúde, valorizando as pessoas com suas demandas e suas potencialidades.
“Nossa rede de saúde é toda informatizada e integrada. Ferramentas como a Rede Bem Estar, o agendamento online, o Confirma Vitória, o Minha Especialidade e as avaliações dos serviços por meio de notas pelo SMS são importantes instrumentos que nos aproximam dos usuários dos nossos serviços, para que possamos conhecer melhor suas demandas, potencializando e qualificando esse acesso, atendendo-os adequadamente", declara Cátia.