Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vídeo discute o preconceito contra jovens da periferia na Fábrica de Ideias

Publicada em

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Josué de Oliveira
Exibição do vídeo da Casa da Juventude na Fábrica de Ideias
Curta-metragem "Na Quebrada" foi exibido na Fábrica de Ideias
Josué de Oliveira
Exibição do vídeo da Casa da Juventude na Fábrica de Ideias
Jovens que participaram da produção e direção do filme participaram do evento

Erradicar o preconceito e potencializar os talentos intelectuais e artísticos dos jovens atendidos pela Casa da Juventude, localizada na Grande São Pedro. Esses foram alguns objetivos da exibição do curta-metragem "Na Quebrada", na Fábrica de Ideias, nesta sexta-feira (31).

A ação fez parte de um projeto de cineclube do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), que visa aproximar a instituição das comunidades, em parceria com a Prefeitura de Vitória.

O filme, de aproximadamente quatro minutos, foi todo produzido, dirigido e estrelado por moradores de São Pedro. A trilha sonora é de autoria do MC Islan Gusmão, que também é atendido pela Casa da Juventude.

A história é baseada em dois jovens que saem pela comunidade em busca de um “produto típico” da região para oferecer ao turista que visita a cidade.

Um dos atores do curta, Alef Alexandre esteve na Fábrica de Ideias e contou da importância do projeto para sua vida. "Foi muito bom. A gente se sente privilegiado, e muito do que a gente aprendeu na Casa da Juventude dá para levar para nossa vida profissional", disse o jovem, visivelmente emocionado.

Debate

Após a exibição do vídeo, houve uma mesa-redonda com integrantes da Casa da Juventude e do Núcleo Afro Odomodê. O debate reuniu ainda representantes do Ifes e da Prefeitura de Vitória e o professor de Sociologia Política da UVV e de Psicologia Institucional da Ufes Acácio Augusto.

A proposta, segundo a secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, é levar o curta para muitos lugares e fazer com que mais pessoas conheçam o trabalho produzido em São Pedro. "Minha ideia é levar o filme e a discussão para a cidade inteira. Esse debate sobre o extermínio da juventude negra tem que ser levado para todos os espaços", disse ela.

Nara lembrou ainda que o trabalho reflete a realidade do bairro São Pedro e que visa discutir uma questão social, que é a criminalização da juventude negra. "O vídeo é extremamente importante porque, além de ensinar como produzi-lo, ensina também a sociedade a ter um olhar diferenciado para as juventudes".

A secretária destacou a parceria com Ifes. "Essa aproximação é muito importante. Espero que seja longa e produtiva".

O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, ressaltou que esse foi o primeiro contato do projeto "Mais cultura digital no ES" no campus de Vitória e a expectativa é que a ideia seja expandida. "Só faz sentido a gente ter uma formação voltada para o trabalho e geração de renda se tiver sendo feita em conjunto com a sociedade", pontuou.

Transformação social

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, também esteve no evento e parabenizou o grupo que produziu o curta. "Esse trabalho audiovisual é maravilhoso e é parte do que nós queremos para a Fábrica de Ideias. A Fábrica é uma plataforma de transformação social, e queremos que as pessoas ocupem os espaços com atividades como as que vocês estão fazendo aqui hoje", disse.

Josué de Oliveira
Exibição do vídeo da Casa da Juventude na Fábrica de Ideias
Jovens participaram de roda de conversa sobre o preconceito contra os jovens da periferia
Josué de Oliveira
Exibição do vídeo da Casa da Juventude na Fábrica de Ideias
Prefeito Luciano Rezende também visitou a Fábrica de Ideias e destacou a importância do espaço para a transformação social