Imprensa
Viagem pela Literatura terá programação especial na terça-feira (8)
Publicada em
Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM
Tornar a literatura acessível por meio de ações e atividades lúdicas e culturais para todos os públicos e, desta forma, aproximar crianças, adolescentes, jovens e adultos do universo dos livros. Esta é a proposta do projeto Viagem pela Literatura, que criou uma programação especial para encerrar as atividades de 2015.
O evento acontece na próxima terça-feira (8), das 14h às 16h15, no Auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, e é aberto ao público. "Acreditamos que, com o trabalho que vem sendo feito, é possível aumentar o número de leitores e estimular nas pessoas o prazer de ler. A leitura não é uma coisa isolada. Ela começa com o incentivo em casa e se completa na escola e com o projeto. É um contexto que vai se interligando e se fortalece" disse a coordenadora do projeto, Elizete Caser.
O Viagem pela Literatura é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Desde 1994, o projeto tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.
Programação
A programação vai contar com a participação dos contadores de história do Grupo Chão de Letras - formado por meio das oficinas do projeto Viagem pela Literatura - em parceria com o músico Deivid Leal, da contadora Gab Kruger e do grupo teatral Gota, Pó e Poeira, com o espetáculo teatral "Bom Dia Todas as Cores", baseado no livro da escritora Ruth Rocha.
O evento terá a participação dos alunos da EMEF Mauro Braga, que irão apresentar o musical "O Caso do Bolinho", sob a orientação da professora Maria da Penha Dantas; a dramatização de "O Grande Rabanete", feita pelas crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento e Orientação a Criança e ao Adolescente (Caoca), sob a coordenação da professora Rosangela Rufino, ambos inspirados na obra da escritora Tatiana Belinsky, além do depoimento de Paulo Victor Azevedo Carvalho Santos, do Projeto Caminhando Juntos (Cajun), do bairro Romão, sobre à caixa-estante, uma espécie minibiblioteca itinerante.
Ações
Em 2015, o projeto Viagem pela Literatura contou com a participação de 7105 pessoas, nas 77 apresentações, que aconteceram em 21 bairros da capital, além de um momento especial no município de Cariacica, em função da inauguração da Biblioteca Pública Municipal da cidade.
O público teve a oportunidade de assistir as atividades Viver o Livro ao Vivo e em Cores, adaptação teatral baseada em um livro; Contação de Histórias; Encontro com Escritor, Sarau Poético; Círculo de Leitura, Leitura no Parque/Praça; e de atividades de formação como o Curso de Contação de Histórias e das Oficinas de Poesia e de Arte.
As caixas-estantes (minibibliotecas) circularam por sete bairros de Vitória, tornando o acesso à literatura mais acessível. Além disso, as atividades aconteceram em sua maioria em espaços abertos, como praças e parques, democratizando a toda população uma aproximação com o mundo dos livros.
Apoio
As atividades do projeto Viagem pela Literatura foram realizadas com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e do Ministério da Cultura (Minc), por meio do Edital Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas/2014, além do Edital 004/2015 da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, na modalidade Contação de Histórias e Espetáculos teatrais (Viver o Livro ao Vivo e em Cores).
Serviço
Viagem pela Literatura – Encerramento do ano 2015
Quando: 08/ 12, terça-feira,, das 14h às 16h15
Onde: Auditório Zemar Moreira Lima - Palácio Municipal Jerônimo Monteiro
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira
Aberto ao público