Notícias
Viaduto Caramuru mais seguro e bonito com novos refletores
Publicada em 27/05/2021, às 17h49
Por Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
O Viaduto Caramuru, localizado na Cidade Alta, ganhará nova iluminação. Dois refletores serão instalados e vão oferecer mais segurança e beleza ao patrimônio histórico enquanto a iluminação original e definitiva não for restabelecida.
A falta de luz em parte da estrutura ocorreu devido a atos de vandalismo. Luminárias foram quebradas e lâmpadas e cabos por onde passam as correntes elétricas foram furtados nos últimos dias.
"É um antigo e belíssimo patrimônio, e as luminárias escolhidas para sua ornamentação à época são raras. Assim, levamos um tempo maior para aquisição. Porém, enquanto isso, instalamos dois refletores para garantir a iluminação já a partir de hoje (27), destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.
História
O Viaduto Caramuru foi construído em 1925 com o objetivo de ligar as ruas Dom Fernando e Francisco Araújo e servir de passagem para o bonde que então circulava pela Cidade Alta. Abaixo se encontra a rua Caramuru, local histórico onde teria ocorrido uma batalha contra holandeses que tentaram invadir a ilha em 1640.
Naquela época, a ladeira levava ao Cais São Francisco, utilizado pelos freis do Convento São Francisco. O nome do viaduto, e da rua sob ele, foi dado em homenagem aos Caramurus, membros da Irmandade de São Benedito do Convento São Francisco.
Durante a década de 1930, algumas casas que ficavam próximas ao viaduto foram derrubadas para o alargamento da rua Caramuru e do viaduto, situado próximo também à Igreja de São Gonçalo.