Notícias
Unidade de saúde de São Cristóvão faz promoção à saúde em Centro Comunitário
Publicada em 13/05/2022, às 15h50 | Atualizada em 13/05/2022, às 15h54
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Na manhã desta sexta-feira (13), a equipe da Unidade de Saúde São Cristóvão esteve no Centro Comunitário de Tabuazeiro promovendo diversas ações de saúde preventiva na comunidade.
Foram ofertados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); aferição de pressão arterial e de glicemia, com orientações; agendamento de preventivos; orientações sobre saúde bucal; combate ao mosquito Aedes aegypti e vacinação contra a Covid-19, Influenza, HPV e Meningite.
A enfermeira da unidade, Flávia da Silva Finamore, explica que o principal objetivo com as ações é aproximar a comunidade dos serviços de saúde. "Especialmente depois de tanto tempo convivendo com a pandemia, queremos voltar aos espaços da comunidade, para que os moradores saibam que podem contar com a gente e se envolvam cada vez mais no autocuidado com a saúde".
Várias pessoas buscaram a vacina para elas mesmas ou para seus filhos e pais. Um desses casos foi o da Maria das Graças, que levou a mãe, dona Nair Ferreira Rodrigues, 87 anos, para tomar a vacina contra a gripe. "Estava voltando da ginástica quando vi os profissionais de saúde aqui no Centro Comunitário. Então fui em casa buscar minha mãe pra vaciná-la", conta.
Erica Ludmila, 32 anos, foi levar as filhas de 3 e 4 anos para tomarem vacina na unidade, mas acabou ela mesma se imunizando contra a Covid-19, durante a ação. "Eu não havia tomado nenhuma vacina contra Covid por medo. Ainda estava com medo, mas vendo minhas filhas encarando as vacinas delas, eu tive que encarar a minha também", contou.
Dona Terezinha Barbosa Dias, 69 anos, mora próximo ao Centro Comunitário do bairro e aproveitou a ação para colocar a saúde em dia: aferiu a pressão e tirou dúvidas sobre saúde bucal e sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. "Quando vi a equipe de saúde aqui não tive dúvidas e vim. É sempre bom ouvir o que os profissionais de saúde têm a dizer porque às vezes achamos que sabemos algo quando na verdade não estamos totalmente certos. Gostei muito", concluiu.
Ação em saúde
A equipe de saúde da unidade de São Cristóvão pretende continuar promovendo ações como essa em outros locais atendidos pela unidade. "A atenção básica em saúde funciona assim: dentro da comunidade, próxima aos moradores", explica Flávia.